Prefeitura arrecada R$ 25,14 milhões com leilão de índices construtivos

20/08/2021 16:39
Alex Rocha/PMPA
FAZENDA
Foram vendidos 8,2 mil metros quadrados de solo criado

A Prefeitura de Porto Alegre arrecadou R$ 25,14 milhões no leilão de índices construtivos realizado nesta sexta-feira, 20, pela Secretaria Municipal da Fazenda (SMF). Para o secretário Rodrigo Fantinel, o resultado demonstra o interesse do mercado e a credibilidade do leilão junto ao setor. “O leilão de índices atende aos projetos de empreendimentos que estão em estudo para serem implantados na Capital e é uma importante fonte de recursos para o financiamento da infraestrutura da cidade”, destaca Fantinel.

Foram vendidos 8,2 mil metros quadrados de solo criado para quatro compradores: Melnik Desenvolvimento Imobiliário S.A, DLS 3 Administradora Ltda, Roger E. Lauxen e Aluísio P. Correa. Os lotes pertencem às macrozonas 1 e 3, que abrangem os bairros Praia de Belas, Centro Histórico, Menino Deus, Petrópolis, Bela Vista, Rio Branco, Auxiliadora e Mont' Serrat, Jardim Europa, Três Figueiras, Passo da Areia e Jardim Botânico, regiões onde têm ocorrido maior interesse do mercado da construção civil.

Este foi o nono leilão dos índices especiais pró-mobilidade realizado pela prefeitura e o primeiro da atual gestão. Os valores ofertados no leilão poderão ser destinados às obras de infraestrutura, aquisição e desapropriação de terrenos, instalação de equipamentos públicos, como praças e parques, preservação de bens tombados e inventariados.

De acordo com a gestora da Assessoria Especial para Aquisições e Alienações da SMF, arquiteta Maria Alice Michelucci, a venda de índices é uma vantagem que dá condições ao empreendedor de adquirir o potencial construtivo antes de desenvolver o projeto, e que permite planejar suas necessidades de índices ao longo de dez anos.

O leilão dos índices construtivos possibilita aos empreendedores construir utilizando o máximo potencial que o Plano Diretor estabelece, que, além de determinar a altura dos imóveis, tem regras que regulam o afastamento lateral e a taxa de ocupação da área pela construção.

Adriana Ferrás

Lissandra Mendonça