3º Fórum de LogÃstica Sustentável se encerra com mais de 300 participantes
A Prefeitura de Porto Alegre encerrou nesta quinta-feira, 30, o 3º Fórum Municipal de LogÃstica Sustentável (PLS), reunindo mais de 300 participantes, entre gestores, servidores e especialistas. Foram dois dias de evento no Auditório da Aiamu, no Centro Histórico. A programação contou com debates, painéis e palestras voltadas à inovação, governança, liderança, diversidade e sustentabilidade na administração pública.
O último dia do evento teve a presença do prefeito Sebastião Melo, da vice-prefeita Betina Worm, do secretário-geral de Governo e presidente do Comitê Gestor do PLS, André Coronel, da procuradora de justiça do Ministério Público e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, Ana Marchezan, da juÃza de Direito PatrÃcia Antunes Laydner e do presidente da Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre (Aiamu), Johnny Bertoletti.
"As nossas ações, enquanto poder público, têm impacto não apenas na realidade local, mas também global. Temos a responsabilidade de promover essa discussão para fora, junto à sociedade, mas também de fortalecê-la internamente, envolvendo nossos servidores para que cada um possa reproduzir práticas sustentáveis no seu dia a dia e fazer dessa cultura parte da rotina da administração municipal", afirma o secretário-geral de Governo, André Coronel.
Atualmente, 32 secretarias e autarquias municipais já aderiram ao Plano de LogÃstica Sustentável do municÃpio, consolidando o compromisso da administração com práticas de gestão mais responsáveis e eficientes.
Programação - O segundo dia do 3º Fórum Municipal de LogÃstica Sustentável reuniu especialistas e gestores em uma programação voltada à integração de práticas sustentáveis na administração pública. Os debates abordaram desde a aplicação do PLS nas polÃticas municipais, até estratégias de engajamento de servidores.
Também foram discutidos temas como diversidade e inclusão, inovação nas contratações públicas e liderança regenerativa. A gestão de resÃduos e educação ambiental, o Plano de Ação Climática da prefeitura (Plac) e a cooperação intersetorial para sustentabilidade também tiveram destaque na programação.Â
Premiação - O evento encerrou com a entrega do Troféu Ações que Impactam, que reconheceu as secretarias e autarquias que mais se destacaram na execução das ações do Plano de Ação Socioambiental – biênio 2024/2025. Os cinco órgãos com maior percentual de ações concluÃdas foram premiados: Previmpa, Demhab, Gabinete do Prefeito, Procempa e Smel.
Â
Gilmar Martins
