4º Fórum Municipal de Logística Sustentável reúne mais de 200 participantes em Porto Alegre
O 4º Fórum Municipal do Plano de Logística Sustentável (PLS), promovido pelo Comitê Gestor do PLS da Prefeitura de Porto Alegre, reuniu mais de 200 pessoas nesta quinta-feira, 5, no Auditório do CIEE, no Centro Histórico. Com o tema Fazer acontecer: sustentabilidade na gestão pública – experiências, resultados e novos caminhos, o encontro promoveu um dia de debates e troca de experiências sobre práticas sustentáveis, inovação, eficiência na gestão pública e soluções para os desafios das cidades.
Ao longo do evento, especialistas, representantes do poder público, da academia e de instituições parceiras compartilharam conhecimentos e iniciativas que contribuem para incorporar a sustentabilidade às rotinas da administração municipal. A programação contou com palestras e painéis que abordaram desde a experiência de Porto Alegre na implementação do Plano de Logística Sustentável até o papel da inovação na transformação do setor público. Também estiveram em pauta temas como economia circular, redução do desperdício e melhor aproveitamento de recursos, mudança de cultura nas instituições públicas e planejamento urbano diante dos desafios ambientais e climáticos.
A abertura contou com a participação do secretário-geral de Governo e presidente do Comitê Gestor do PLS, André Coronel, e da vice-presidente do Comitê, Fabiane Cidade, além do presidente da Câmara Municipal, Moisés Barboza, secretários municipais e representantes de instituições.
“A gente trabalha conceitos para que as pessoas percebam que têm efeito sobre o meio ambiente e que suas ações podem, inclusive, contribuir para diminuir esses impactos. É essa mudança de cultura e de consciência que buscamos com o PLS. Agradecemos a todos os servidores que se dedicam a esse trabalho e ajudam a transformar a sustentabilidade em prática no dia a dia da prefeitura. São essas atitudes, construídas coletivamente, que fazem a diferença e permitem avançar nos resultados'', afirma André Coronel
Resultados - Desde sua implantação, em 2023, o Plano de Logística Sustentável já capacitou mais de 5 mil servidores municipais em práticas socioambientais. Entre os resultados alcançados estão a redução de 60% no consumo de copos plásticos e de 75% no consumo de papel. O programa também mantém ações permanentes de conscientização para o uso racional de energia elétrica e água.
Sobre o PLS - O Plano de Logística Sustentável da Prefeitura de Porto Alegre tem como objetivo reduzir os impactos ambientais das atividades da administração pública, promover a acessibilidade e a inclusão e ampliar a eficiência no uso dos recursos públicos. A iniciativa também está alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), incentivando a incorporação de práticas sustentáveis à gestão. A capital é pioneira na implantação do plano na administração municipal.
Lissandra Mendonça
