Capital e Estado fortalecem integração no enfrentamento à violência contra mulheres

31/10/2025 13:09
Denise Araujo Villas Bôas/PMPA
GERAL DE GOVERNO
Serviços da rede municipal, como o Centro de Referência de Atendimento à Mulher, foram apresentados

Representantes da Prefeitura de Porto Alegre se reuniram com a secretária estadual da Mulher, Fábia Almeida Richter, para fortalecer a integração entre a Capital e o Estado nas políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres. O encontro ocorreu no Centro de Referência da Mulher Vânia Araújo (CRM), na quinta-feira, 30.

O Escritório de Prevenção às Violências (EPV) da prefeitura apresentou dados recentes sobre os casos registrados na Capital. Também foram destacados os serviços da rede municipal, como o Centro de Referência de Atendimento à Mulher - que já realizou 1.091 atendimentos em 2025 - e a Casa Betânia, abrigo sigiloso que acolheu 233 mulheres e seus filhos somente neste ano.

A reunião também abordou a atuação da Guarda Civil Metropolitana, que criou, em 2025, a Patrulha de Atendimento à Mulher (Patam), voltada ao acompanhamento e à proteção das vítimas.

Participaram do encontro a secretária adjunta da Mulher do Estado, Viviane Nery Viegas; o secretário municipal de Inclusão e Desenvolvimento Humano, Juliano Passini; o secretário de Assistência Social, Matheus Xavier; a secretária adjunta de Saúde, Jaqueline Rocha; e o secretário adjunto de Governo e coordenador do EPV, Gelson Guarda, além de outras representações.

EPV - Vinculado à Secretaria Geral de Governo, o escritório coordena ações e políticas públicas de prevenção em Porto Alegre, promovendo integração entre órgãos municipais e sociedade civil e incentivando uma cultura de paz.

Manuela Kuhn

Bianca Dilly