Fevereiro Roxo: saúde e adoção responsável de animais idosos ganham destaque

15/02/2026 09:22
Arquivo pessoal / Divulgação
cachorrinha Fanny adotada
Cachorrinha Fanny ganhou uma nova família pelo site Me Adota

O mês de fevereiro é marcado pela campanha Fevereiro Roxo, que chama a atenção para os cuidados com animais idosos e reforça a importância da adoção responsável nessa fase da vida. A Prefeitura de Porto Alegre, por meio do Gabinete da Causa Animal (GCA), realiza, em média, 200 atendimentos mensais a animais idosos na Unidade de Saúde Animal Victória (Usav). Atualmente, dos 84 cães disponíveis para adoção, 20 são idosos.

A equipe da Causa Animal destaca a necessidade de atenção especial a esses animais, com foco na saúde e prevenção de doenças e no acompanhamento clínico regular, além de cuidado e paciência. Assim como os seres humanos, cães e gatos passam por mudanças físicas, metabólicas e comportamentais ao longo do envelhecimento, o que exige adaptações na rotina e acompanhamento mais próximo.

A campanha reforça que o envelhecimento não deve ser visto como um obstáculo, mas como uma fase que demanda responsabilidade, compromisso e sensibilidade, garantindo qualidade de vida e bem-estar aos animais.

“Sejam animais domiciliados ou comunitários, os idosos demandam cuidados específicos, como avaliações veterinárias periódicas para a prevenção e o controle de doenças crônicas, além de um ambiente seguro e tranquilo. Ficamos felizes em saber que, já na primeira semana do site Me Adota, um dos primeiros animais a encontrar um novo lar foi a Fanny, que agora segue feliz com sua nova família”, ressalta a secretária Tatiana Guerra.

Me AdotaHistórias como a de Fanny mostram que oferecer uma nova chance a um cão sênior pode ser uma experiência transformadora. A cadela de porte médio, com estimados 10 anos, foi encontrada por meio do site Me Adota, em uma decisão que, segundo Vinícius Nascimento Merlo, aconteceu de forma inesperada, mas marcada por afinidade imediata. “Foi inesperado. Mas quando li sobre o comportamento dela e vi a foto, tive certeza. Sem falar que animais idosos tendem a ser dóceis e muito amigáveis. A idade, para mim, é indiferente”, relata.

Quem busca um novo companheiro, seja cão ou gato, pode acessar o site Me Adota. Na plataforma, é possível consultar informações como porte e temperamento dos animais. Após a escolha, o interessado deve preencher um formulário e aguardar a aprovação para agendar a retirada do novo integrante da família.

Bem-estar e adoção - Consultas veterinárias regulares - ao menos uma vez por ano - são fundamentais para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças comuns em animais idosos, como problemas renais, cardíacos e articulares. A realização de exames periódicos contribui para ampliar a qualidade e a expectativa de vida dos pets.

A alimentação deve ser adequada à fase da vida e às necessidades nutricionais, auxiliando no controle do peso, já que a obesidade pode agravar enfermidades. Medidas simples, como oferecer camas confortáveis, facilitar o acesso à água e manter uma rotina estável, favorecem o bem-estar. Exercícios leves e estímulos mentais, sempre respeitando os limites do animal, também são indicados. O envelhecimento exige atenção contínua para garantir dignidade e qualidade de vida.

O atendimento na Unidade de Saúde Animal Victória (Usav) ocorre por ordem de chegada, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto em feriados.

 

Evelize Fabricio

Andrea Brasil