Unidade Móvel atende a Região Mário Quintana com serviços de microchipagem e cadastro para castração

06/09/2025 09:04

O Gabinete da Causa Animal (GCA) está intensificando suas ações de prevenção de doenças e bem-estar. Neste sábado, 6, a Unidade Móvel de Saúde Animal estará na rua Treze de Maio, 145, na Região Mário Quintana, das 13h às 16h, oferecendo serviços essenciais para a saúde dos pets.

A ação, que conta com a parceria da Secretaria Municipal de Governança (Smgov) e da Faculdade de Veterinária da Ufrgs (Favet), busca conscientizar a população sobre a importância da microchipagem e castração como ferramentas fundamentais para a proteção e controle populacional de cães e gatos.

O evento oferecerá vacinas, vermífugos, microchipagem e cadastro para a castração de cães e gatos. O atendimento será por ordem de chegada, e os tutores ou responsáveis por animais comunitários devem levar seus pets para a triagem.

Castração e microchipagem - A castração de cães e gatos, se possível antes do primeiro ciclo para fêmeas, é uma das principais estratégias para o controle populacional de animais, ajudando a evitar o abandono e o sofrimento de filhotes indesejados. Além disso, o procedimento contribui, significativamente, para a saúde dos pets, prevenindo diversas doenças como tumores e infecções uterinas.

Já a microchipagem funciona como uma "identidade" para o animal. É um procedimento rápido e seguro, que insere um pequeno chip sob a pele do pet. Esse chip armazena informações de contato do tutor, o que é crucial em casos de fuga ou perda, facilitando a busca e a devolução segura do animal para casa.

Segundo a médica veterinária Tatiana Guerra, secretária-executiva do GCA, a prevenção de doenças e o bem-estar dos animais é uma responsabilidade compartilhada. "A participação da comunidade, dos cuidadores e do poder público é fundamental para garantir a proteção integral de nossos animais. Ferramentas como a microchipagem e a castração são essenciais para isso", destaca.

Em 2024, o município já realizou a castração e microchipagem de 11,1 mil animais, um número que reforça o compromisso da cidade com o setor. A partir deste semestre, todos os pets atendidos na Unidade de Saúde Animal Victória (Usav) serão microchipados, fortalecendo ainda mais essa iniciativa.

Atendimentos - Desde o início do ano, a Unidade Móvel de Saúde Animal já esteve presente em comunidades das regiões Glória, Extremo Sul, Humaitá/Navegantes, Ilhas, Lomba do Pinheiro, Norte, Restinga, Eixo Baltazar, Zona Sul, Cruzeiro, Morro da Cruz, Loteamento Santa Terezinha, somando mais de 740 animais atendidos.

Posto avançado - A prefeitura instalou um posto avançado de atendimento social na comunidade da Santa Terezinha, com a oferta de diversos serviços durante a semana. Nesta quinta-feira, 4, das 8h30 às 12h, a equipe da Unidade Móvel de Saúde Animal atende no local. O Posto Avançado funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h, ofertando atualização e informações sobre o Cadastro Único; atendimento do Sine Municipal; serviços do Cras e Creas, além de atendimento básico de saúde.

 

 

Evelize Fabricio

Andrea Brasil