Unidade Móvel de Saúde Animal atende bairro Passo D'Areia nesta quinta-feira
A última ação da série de 17 atividades da Unidade Móvel de Saúde Animal nas regiões do Orçamento Participativo será realizada nesta quinta-feira, 30, na Região Noroeste. O atendimento ocorrerá das 9h às 12h, na avenida dos Industriários, 300, Passo D'Areia (próximo à Praça do Largo da Bandeira), para tutores de cães e gatos dos bairros Jardim Lindóia, Jardim São Pedro, Boa Vista, Cristo Redentor, Higienópolis, Jardim Europa, Jardim Floresta, Santa Maria Goretti, São João, São Sebastião e Vila Ipiranga.
Durante a ação, a equipe do Gabinete da Causa Animal (GCA) oferece serviços para prevenção a doenças, como consultas, vacinação e fornecimento de antiparasitários, além de orientações e encaminhamentos para castração, consultas e exames na Unidade de Saúde Animal Victória (USAV), quando necessário. A secretária executiva do GCA, Tatiana Guerra, afirma que as ações terão continuidade.
"Estamos atingindo a meta de percorrer todas as regiões do municÃpio e, agora, com mapeamento assertivo de onde mais precisam, iremos reforçar a oportunidade de acesso aos serviços veterinários e orientações para castração, direitos e deveres dos responsáveis por cada animal domiciliado ou de rua", destaca.
A iniciativa promovida pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio do GCA, conta com a parceria da Secretaria Municipal de Governança Cidadã e Desenvolvimento Rural (SMGOV), via subprefeituras. O secretário da SMGOV, Cassio Trogildo ressalta a importância da ação nas comunidades.
"Nossas subprefeituras, atentas à importância da presença e da parceria das equipes do Gabinete da Causa Animal, cumpriram seu papel como agentes territoriais, dispondo de suas estruturas para que a unidade móvel pudesse prestar o seu atendimento", aponta.
As ações semanais da Unidade Móvel têm como objetivo conscientizar a população sobre a importância da castração e da microchipagem, especialmente em cães de grande porte ou com comportamento agressivo, como ferramentas essenciais para a proteção animal e o controle populacional.
Balanço - Desde o inÃcio de 2025, a Unidade Móvel de Saúde Animal já esteve presente em 16 regiões da Capital, incluindo bairros como Cristal, Mário Quintana, Loteamento Santa Teresinha, Partenon, Cruzeiro, Medianeira, Santa Tereza, Sul, Rubem Bertha, Restinga, Lomba do Pinheiro, Arquipélagos (Ilhas), Humaitá/Navegantes, Belém Novo, Glória, Vila Nova, Azenha. No total, mais de 1,2 mil atendimentos já foram realizados.
Próxima ação - A Causa Animal realiza a próxima ação no dia 14 de novembro, junto ao Centro de Referência de Assistência Social Timbaúva (CRAS Timbaúva), localizado na avenida Irmão Faustino João, 89, bairro Mário Quintana, das 9h às 12h.
Andrea Brasil
