8º Fórum Social Mundial da População Idosa debate envelhecimento saudável

23/01/2023 19:20

  

Pedro Piegas / PMPA
Governança Local e Coordenação Política
Secretário Cassio Trogildo destacou a importância da participação da sociedade civil na elaboração de políticas públicas

A discussão de políticas públicas voltadas ao envelhecimento ativo e saudável é pauta do 8º Fórum Social Mundial da População Idosa em Porto Alegre, até o dia 27. A solenidade de abertura ocorreu de forma híbrida, na tarde desta segunda-feira, 23, às 16h, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa. O evento é realizado concomitante ao Fórum Social Muncial, que acontecerá até o dia 28.

O secretário de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, representando o prefeito de Porto Alegre, destacou a importância da participação da sociedade civil na elaboração de políticas públicas e relembrou a retomada das assembleias do Orçamento Participativo (OP) nas 17 regiões e seis fóruns temáticos, com intensa participação após dois anos sem plenárias presenciais.

Trogildo reforçou a intenção da Capital em sediar a Conferência Mundial Sobre o Envelhecimento. “Estamos confiantes na realização desse importante evento”. O secretário de Governança falou também sobre a importância do Fundo Municipal do Idoso (Fumid), criado em 2011, na gestão do ex-prefeito José Fortunati, presente na solenidade de abertura.

Após a solenidade de abertura, foi a vez da palestra magna on-line, com Simone Cecchini, diretor do Centro Latino Americano e Caribenho de Demografia (Celade - ONU), sediado em Santiago do Chile.

Conferência – Nesta terça-feira, 24, serão realizadas duas atividades dentro da programação do Fórum Social Mundial da População Idosa, com a SMGOV e o Instituto Amigos do Fórum Social Mundial na organização. A primeira, das 10h às 12h, no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre, reforça a oferta de Porto Alegre para  sediar a 3° Conferência Mundial sobre o Envelhecimento, possivelmente em outubro de 2023. O evento será híbrido através deste link. A segunda reunião será das 15h às 17h no Salão Nobre do Paço dos Açorianos (Praça Montevidéu, 10 – Centro Histórico), para apresentação da Carta de Santiago da Conferência Mundial Sobre o Envelhecimento, realizada em Madri, em 2002. Também será um evento realizado de forma híbrida através deste link.

Veja aqui a programação do Fórum Social Mundial da População Idosa.

Indaiá Dillenburg

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes