Advogados com atuação na área do envelhecimento saudável participarão do Fórum Social Temático

08/09/2021 17:30
Indaiá Dillenburg/ SMGOV/ PMPA
GOVERNANÇA LOCAL E COORDENAÇÃO POLÍTICA
Especialistas garantiram presença no evento, a ser realizado em Porto Alegre, como palestrantes

Dando continuidade às reuniões preparatórias ao 7º Fórum Social Mundial da População Idosa, a comissão organizadora recebeu, na manhã desta quarta-feira, 8, dois convidados que atuam na área do envelhecimento saudável. Os advogados Fernando Amoras, de Belém (PA), e Mauro Moreira de Oliveira Freitas, de Porto Alegre, atuam em Brasília.

Amoras é membro da Comissão de Defesa dos Direitos do Idoso e, também, da Comissão Especial para a Inclusão de Conteúdos Voltados ao Processo de Envelhecimento, ao Respeito e à Valorização dos Idosos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PA). Ele destacou a importância do foco para o envelhecimento, uma vez que existe um crescimento dessa população nos últimos anos. “É cada vez mais urgente, buscarmos políticas públicas voltadas para os idosos”, disse. Ele confirmou presença no 7º Fórum Social Mundial do Idoso como palestrante.

Já Mauro Freitas tem atuação na área do direito do idoso, sendo, inclusive, conselheiro, representando a sociedade civil, no Conselho Nacional do Idoso. Ele é fundador da  Associação Brasileira do Cidadão Sênior (Abracs), que reúne empresas e profissionais de diversas áreas, de todas as regiões do Brasil e até mesmo entidades de outros países, todos interessados no estudo, oferecimento de serviços e produtos que possam melhorar a condição de vida do idoso no Brasil.

De acordo com Freitas, a associação busca ver o idoso brasileiro como um verdadeiro participante da vida ativa do país, com o pleno exercício da sua cidadania, participando ativamente na busca de uma sociedade justa, solidária e de respeito àqueles que alcançaram 60 anos ou mais de vida. “Nosso objetivo é enxergar o cidadão sênior como uma oportunidade para alcançar a solução de vários problemas sociais, afastando a cultura do descarte do idoso por uma de inclusão social e de postura positiva em relação à longevidade." Freitas também será participante do Fórum como painelista.  

O membro da comissão organizadora do 7º Fórum e presidente do Instituto Amigos do Fórum Social Mundial, Lélio Falcão, destacou a importância de trazer ao debate pessoas que atuam na área do envelhecimento. “A participação daqueles que atuam na área, é fundamental. Com suas contribuições, enriquecerão nosso debate”, pontuou Falcão. Ele apresentou proposta para o 3º Seminário preparatório ao 7º Fórum Social Temático que deve acontecer em outubro.

AME 3 -  Porto Alegre já manifestou sua posição em sediar a 3ª Assembleia Mundial Sobre o Envelhecimento (AME 3) da Organização das Nações Unidas. Entretanto, a organização, de acordo com o secretário adjunto de Governança Local e Coordenação Política, Luciano Marcantônio, depende do governo federal. “Nós fizemos o que nos compete enquanto cidade candidata a sediar o evento. A realização é uma construção entre a Presidência da República e a ONU”, disse Marcantônio, sublinhando ainda que a prefeitura de Porto Alegre é apoiadora do Fórum Social Mundial da População Idosa. “A realização é da sociedade civil e a nós, poder público, cabe buscar caminhos para a viabilização desse importante evento não só para a população idosa, mas também para pessoas com deficiência, doenças raras e diversidade”, finalizou.

O 7º Fórum Social Mundial da População Idosa se realizará entre os dias 24 e 28 de janeiro de 2022.

 

Indaiá Dillenburg

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes