Assembleias do Orçamento Participativo ocorrem a partir de outubro

10/08/2022 16:51

  

Indaiá Dillenburg / SMGOV / PMPA
Governança Local
Conselho se reuniu na noite de terça-feira

As Assembleias Regionais e Temáticas do Orçamento Participativo - que não aconteciam desde 2019 – serão retomadas a partir de 31 de outubro. O calendário foi apresentado em reunião ordinária do Conselho do Orçamento Participativo (COP), na noite de terça-feira, 9.  Serão 23 encontros, 17 representando as regionais e seis os fóruns temáticos.

De acordo com o diretor de Participação Cidadã, Lucas Vasconcellos, a realização das assembleias após as eleições gerais foi proposta pelo governo e aprovada pelos conselheiros. “Os conselheiros tinham a reivindicação pela realização das assembleias de forma presencial. Isso sendo possível, passamos à elaboração do calendário, aprovado pelo conselhoâ€, disse.

As seis plenárias temáticas e a Região Centro serão realizadas na Câmara Municipal, na avenida Loureiro da Silva, 255, Centro Histórico. As demais, nas regiões correspondentes.

Fórum de Serviços – Na mesma reunião ordinária, o governo apresentou a proposta de calendário dos Fóruns Regionais de Serviços. A segunda rodada terá início nesta segunda-feira, 15, e será realizado em 16 regiões, uma vez que a região Glória já fez seu fórum.

Com o objetivo de agilizar o atendimento das demandas, os Fóruns Regionais de Serviço buscam a integração entre o governo, por meio dos responsáveis pelas áreas operacionais e subprefeitura local, com os representantes das comunidades, conselheiros e delegados do Orçamento Participativo.

Plano Diretor – A coordenadora de Planejamento Urbano, Vaneska Henrique, e a assessora na diretoria, Renata Saffer, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Urbanismo, apresentaram aos conselheiros os passos a serem percorridos até a aprovação do Plano diretor. Foi acordado que as regiões e temáticas que desejarem fazer essa discussão organizarão o debate nos fóruns de delegados.

Indaiá Dillenburg

Lissandra Mendonça