Atendimento em saúde pauta reunião com Coordenação do Orçamento Participativo

20/07/2021 16:03
Alex Rocha/PMPA
GOVERNANÇA LOCAL E COORDENAÇÃO POLÍTICA
Conselheiros apresentaram questionamentos a respeito de mudanças nas estruturas

Na manhã desta terça-feira, 20, o secretário de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, e a diretora de Atenção Primária da Saúde, Caroline Schirmer, realizaram reunião híbrida com a Coordenação do Conselho do Orçamento Participativo (COP). Em pauta, as gerências distritais, que fazem a gestão do atendimento à população.

Os conselheiros apresentaram questionamentos a respeito de mudanças nas estruturas. Segundo Caroline, ainda não há um modelo definido, mas a ideia é uniformizar o acesso à saúde, unificando a gestão e ampliando o atendimento. “Estamos estudando integrar a administração territorial, mas não haverá alteração na prestação dos serviços. Pretendemos aproximar ainda mais a gestão da comunidade”, explicou a diretora de Atenção Primária.

“Cada vez mais, é preciso trazer o serviço para perto das comunidades. Nosso vínculo com a gerência distrital também é um serviço, por isso é preciso discutir mais sobre qualquer alteração”, afirmou a conselheira do OP da Região Restinga, Kelly Ramos.

Trogildo disse que o assunto está sendo estudado e ainda será apresentado, mas frisou que se refere apenas à área administrativa. “Não é uma questão finalizada, e é preciso deixar claro que não se diminuirá o atendimento se houver remanejo na gestão. Quanto à proximidade com a comunidade, é possível que esse atendimento seja feito em conjunto com as subprefeituras”, sugeriu.

Também participaram do encontro, de forma remota, os integrantes do COP, conselheiros Laura Elisa Machado, Kaká Paixão, Adaclides Martins Leite, Jurema Barbosa Silveira e Marivane Rogério. Presencialmente, estiveram o conselheiro Roberto Jakubaszko, o diretor adjunto de Atenção Primária da Saúde, João Manoel Fraga de Assunção, o diretor de Participação Cidadã da Governança, Lucas Vasconcellos, e o coordenador das subprefeituras, Pingo Vilar.

 

Adriana Corrêa

Gilmar Martins