Comissão do Fórum Social Mundial da Pessoa Idosa faz reunião de alinhamento para edição de 2022
Em reunião híbrida de alinhamento da Comissão Organizadora do 7º Fórum Social Mundial da Pessoa Idosa (FSM PI), realizada na manhã de quarta-feira, 1º, o grupo recebeu o secretário municipal de Cultura de Santa Isabel (SP), Roberto Bastos de Oliveira Junior. Mestre em Biodireito, Ética e Cidadania, com diversos projetos idealizados e desenvolvidos em prol de crianças e idosos, Oliveira falou da atuação do município e sobre as contribuições para o Fórum Social Mundial da Pessoa Idosa, que ocorrerá de 24 a 29 de janeiro de 2022 em Porto Alegre.
O secretário manifestou o desejo de trazer para o fórum a Orquestra de Metais de Santa Isabel. A orquestra é aberta à participação de crianças a partir de 8 anos, que recebem aulas gratuitas de trompete, flugelhorn, trompa, trombone, tuba, percussão sinfônica e corpo coreográfico. Oliveira destacou eventos de integração com idosos ao longo desses quase dez anos da orquestra. “É muito importante essa conexão intergeracional”, disse.
O secretário adjunto de Governança Local e Coordenação Política, Luciano Marcantônio, comemorou a possibilidade de receber a orquestra, integrando as apresentações com a Orquestra Villa-Lobos, projeto de educação musical desenvolvido na Emef Heitor Villa-Lobos, na Vila Mapa, Lomba do Pinheiro, que completou 25 anos recentemente. “Será uma oportunidade de integração e enriquecimento para o fórum", afirmou.
Outras representantes de entidades foram convidadas a participar das reuniões da Comissão Organizadora do Fórum, como a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do RS, Iride Cristofoli; presidente da Associação Nacional de Gerontologia do RS, Zhelide Quevedo Hunter; gerontóloga Suzete Carbonel, que atua desde 2018 na Comissão Científica do Fórum Social Mundial da Pessoa Idosa, e a idealizadora do Projeto Divas da Alegria, Marilice Carrer.
Organização - Desde 2012, a Lei Municipal 11.380 garante a realização do Fórum Social Mundial da População Idosa por um comitê organizador. O grupo conta com a presença da sociedade civil, tendo a prefeitura como apoiadora, com representação de secretarias e órgãos, coordenados pela Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política.
Lissandra Mendonça