Comissão do Fórum Social Mundial da Pessoa Idosa faz reunião de alinhamento para edição de 2022

02/09/2021 14:33

  

Indaiá Dillenburg/SMGOV PMPA
GOVERNANÇA LOCAL E COORDENAÇÃO POLÍTICA
Fórum ocorrerá de 24 a 29 de janeiro de 2022

Em reunião híbrida de alinhamento da Comissão Organizadora do 7º Fórum Social Mundial da Pessoa Idosa (FSM PI), realizada na manhã de quarta-feira, 1º, o grupo recebeu o secretário municipal de Cultura de Santa Isabel (SP), Roberto Bastos de Oliveira Junior. Mestre em Biodireito, Ética e Cidadania, com diversos projetos idealizados e desenvolvidos em prol de crianças e idosos, Oliveira falou da atuação do município e sobre as contribuições para o Fórum Social Mundial da Pessoa Idosa, que ocorrerá de 24 a 29 de janeiro de 2022 em Porto Alegre.

O secretário manifestou o desejo de trazer para o fórum a Orquestra de Metais de Santa Isabel. A orquestra é aberta à participação de crianças a partir de 8 anos, que recebem aulas gratuitas de trompete, flugelhorn, trompa, trombone, tuba, percussão sinfônica e corpo coreográfico. Oliveira destacou eventos de integração com idosos ao longo desses quase dez anos da orquestra. “É muito importante essa conexão intergeracional”, disse.

O secretário adjunto de Governança Local e Coordenação Política, Luciano Marcantônio, comemorou a possibilidade de receber a orquestra, integrando as apresentações com a Orquestra Villa-Lobos, projeto de educação musical desenvolvido na Emef Heitor Villa-Lobos, na Vila Mapa, Lomba do Pinheiro, que completou 25 anos recentemente. “Será uma oportunidade de integração e enriquecimento para o fórum", afirmou.

Outras representantes de entidades foram convidadas a participar das reuniões da Comissão Organizadora do Fórum, como a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do RS, Iride Cristofoli; presidente da Associação Nacional de Gerontologia do RS, Zhelide Quevedo Hunter; gerontóloga Suzete Carbonel, que atua desde 2018 na Comissão Científica do Fórum Social Mundial da Pessoa Idosa, e a idealizadora do Projeto Divas da Alegria, Marilice Carrer.

Organização - Desde 2012, a Lei Municipal 11.380 garante a realização do Fórum Social Mundial da População Idosa por um comitê organizador. O grupo conta com a presença da sociedade civil, tendo a prefeitura como apoiadora, com representação de secretarias e órgãos, coordenados pela Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política. 

Indaiá Dillenburg

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes