Comunidade da Região Eixo-Baltazar é ouvida em fórum de serviços

29/07/2021 11:58

O Fórum de Serviços da Região Eixo-Baltazar ocorreu no formato on-line, na noite de quarta-feira, 28. Esta foi a quarta reunião das 17 programadas para acontecerem nas regiões do Orçamento Participativo (OP). Coordenado pela Secretaria de Governança Local e Coordenação Política, o fórum teve a participação do secretário-adjunto, Luciano Marcantônio, que reforçou o compromisso do governo com os movimentos sociais. "Nada melhor que um governo que ouça as comunidades buscando mais recursos para serviços e obras para quem mais precisa", disse.

Os secretários e representantes das secretarias e órgãos municipais responderam aos questionamentos da comunidade. Questões de segurança, cuidado com praças, serviços de Bota-Fora, paradas de ônibus, buracos nas vias, esgotamento sanitário, entre outros, foram abordados. Respondendo às manifestações relacionadas a problemas de esgoto sanitário, o diretor-adjunto do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Darcy Nunes, destacou que a cidade precisa de recursos para obras de drenagem urbana. 

De acordo com a conselheira do OP da Região, Luciane Ferreira Padilha, na Vila dos Coqueiros a entrada tinha como ponto de referência a praça com grande concentração de lixo que, com a participação de todos - comunidade, conselheiros e delegados do OP e Subprefeirura - foi resolvido e feito plantio no lugar. "Hoje está voltando a ser foco de lixo", lamenta.

Os representantes da Secretaria de Serviços Urbanos, o secretário-adjunto, Vitorino Bassegio, o diretor Helio Oliveira e Marcos Salinas, do Departamento Municipal de Limpeza (DMLU), responderam sobre as providências para resolver o problema e o serviço prestado pela empresa terceirizada de recolhimento de resíduos.

A conselheira do OP, Laura Elisa Machado destacou os benefícios da integração entre os agentes públicos e os cidadãos, principalmente os que atuam nas regiões da cidade.  "Quem vive o dia dia das comunidades sabe que o OP é importante. E a integração dos gestores da Subprefeitura é muito boa na nossa região", salientou.

Participação - Também participaram do Fórum de Serviços da Região Eixo-Baltazar, o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado; secretários adjuntos de Mobilidade Urbana, Matheus Ayres; Segurança, Gelson Guarda; coordenador dos Direitos dos Idosos da Secretaria de Desenvolvimento Social, Raphael Ramalho, além de representantes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e Secretaria Municipal de Educação; conselheiros do OP, Erta Regina Silveira Avila e Nauro Marques Pinto; diretor de Participação Cidadã da Smgov, Lucas Vasconcellos; secretário executivo do COP, Elton Fraga; gestor da Subprefeitura região Eixo-Baltazar, Otalício Rosa Nunes e o chefe de Democracia Participativa da região, Fabio Pinto Nunes. 

Confira as datas dos próximos Fóruns Regionais de Serviços, com início às 19h:

29/7 - Região 13 - Extremo-Sul (on-line)
02/8 - Região 15 - Sul (on-line)
04/8 - Região 4 - Lomba do Pinheiro (on-line)
05/8 - Região 17 - Ilhas (presencial)
09/8 - Região 7 - Partenon (on-line)
11/8 - Região 6 - Nordeste (on-line)
12/8 - Região 9 - Glória (presencial)
16/8 - Região 5 - Norte (on-line)
18/8 - Região 2 - Noroeste (on-line)
19/8 - Região 1 - Humaitá/Navegantes (presencial)
23/8 - Região 10 - Cruzeiro (on-line)
25/8 - Região 12 - Centro-Sul (on-line)
26/8 - Região 16 - Centro (on-line)

Leia também:
Prefeitura inicia rodada de Fóruns Regionais de Serviços

Região Leste apresenta demandas no Fórum de Serviços

Fórum de Serviços da Região Cristal debate saneamento, segurança e habitação

Indaiá Dillenburg

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes