Conselheiros do OP tomarão posse em Assembleia Municipal neste sábado

17/12/2022 08:41

  

Cesar Lopes / PMPA
Orçamento Participativo 2022
Serão empossados 80 conselheiros de 17 regiões e de seis fóruns temáticos

Os 80 conselheiros eleitos nas Assembleias Regionais e Temáticas do Orçamento Participativo (OP) 2022 tomarão posse neste sábado, 17, na Assembleia Municipal - ela irá começar às 10h, no Centro Agrícola Demonstrativo (CAD/Smgov), na Estrada Bérico Bernardes, 2939, Viamão. O evento terá as presenças do prefeito Sebastião Melo, do vice-prefeito, Ricardo Gomes, secretários municipais e vereadores.

Os conselheiros irão representar as regiões e fóruns temáticos. Duas regiões, a 13 (Extremo-Sul) e a 14 (Eixo Baltazar) e uma temática, Saúde e Assistência Social, não apresentaram chapa para o Conselho do OP (COP).

Das 20 assembleias que apresentaram chapa de conselheiros, apenas uma, a Leste, teve duas chapas, as outras tiveram consenso. Contudo, uma das chapas da Leste foi impugnada por não preencher requisitos previstos no Regimento Interno, estabelecidos pelos conselheiros do OP.

Mesmo assim, durante a plenária, os representantes das duas chapas se reuniram com a Diretoria de Participação Cidadã da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov) e chegaram a um consenso, formando uma nova chapa com dois representantes de cada uma das chapas originais.

Rodada – A rodada de Assembleias Regionais e Temáticas aconteceu de 31 de outubro a 7 de dezembro, totalizando 8.525 credenciamentos, conferindo 852 delegados. Eles tomarão posse simbolicamente na Assembleia e, posteriormente, receberão seus certificados nas respectivas regiões e temáticas.

As três maiores participações nas plenárias deste ano foram: 1º - Restinga, com 961 pessoas; 2º - Lomba do Pinheiro, com 725; e 3º - Leste, com 676.

Assembleias Regionais e Temáticas – Nas 23 plenárias, a população elege as prioridades para o município, seus conselheiros e define o número de delegados da cidade para os seus respectivos fóruns regionais e grupos de discussões temáticas. A Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov), por meio da Diretoria de Participação Cidadã, é a responsável pela realização das assembleias do OP.

Indaiá Dillenburg

Andrea Brasil