Demandas de habitação na pauta da reunião do Conselho do Orçamento Participativo

15/09/2021 15:34

As demandas de habitação constantes na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2021 foram tema da reunião do Conselho do Orçamento Participativo (COP), na noite de terça-feira, 14. No encontro realizado de forma on-line, os conselheiros receberam os secretários adjuntos da Habitação e Regularização Fundiária, Simone Somensi, e do Departamento Municipal de Habitação, Nelson Beron. 

A avaliação das 24 demandas de habitação foi apresentada por Somensi. A conselheira Laura Elisa Machado, titular da Região Eixo-Baltazar, coordenou a reunião do COP, a qual classificou como satisfatória, pois a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária apresentou as demandas constantes na LOA 2021 com os devidos status de realização. “Nossa reunião foi esclarecedora, fazendo com que compreendêssemos o destino das demandas pactuadas”, disse.

O diretor de Participação Cidadã da Secretaria de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV), Lucas Vasconcellos, destacou a celeridade da reunião. Ele relembrou, ainda, as reuniões do COP, anteriores à realizada nesta terça-feira, de avaliação da LOA 2021 realizadas semanalmente: Secretaria Municipal da Cultura (SMC), no dia 17 de agosto; Secretaria Municipal de Educação (Smed) e Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), dia 24 de agosto; Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e Secretaria Municipal da Saúde (SMS), dia 31 de agosto. Está prevista para a próxima terça-feira, dia 21, a última reunião que será com os representantes da Secretaria Municipal de Obras e Mobilidade Urbana (Smoi).

Luto – Os conselheiros e representantes das secretarias de Governança, de Habitação e do Demhab manifestaram pesar pelo falecimento da liderança da Região Cristal, ex-conselheira do OP, Orley Maria Silveira, ocorrido recentemente. “É uma grande perda. Mais que uma amiga e companheira de jornada, era uma irmã”, disse a conselheira da Região Cristal Jurema Barbosa.

Participaram da reunião do COP, os conselheiros das 17 regiões e seis temáticas, o coordenador das subprefeituras, Pingo Vilar, o secretário executivo do COP, Elton Fraga, os gestores das subprefeituras e os chefes de Democracia Participativa.

 

Indaiá Dillenburg

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes