Demandas de habitação na pauta da reunião do Conselho do Orçamento Participativo
As demandas de habitação constantes na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2021 foram tema da reunião do Conselho do Orçamento Participativo (COP), na noite de terça-feira, 14. No encontro realizado de forma on-line, os conselheiros receberam os secretários adjuntos da Habitação e Regularização Fundiária, Simone Somensi, e do Departamento Municipal de Habitação, Nelson Beron.
A avaliação das 24 demandas de habitação foi apresentada por Somensi. A conselheira Laura Elisa Machado, titular da Região Eixo-Baltazar, coordenou a reunião do COP, a qual classificou como satisfatória, pois a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária apresentou as demandas constantes na LOA 2021 com os devidos status de realização. “Nossa reunião foi esclarecedora, fazendo com que compreendêssemos o destino das demandas pactuadas”, disse.
O diretor de Participação Cidadã da Secretaria de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV), Lucas Vasconcellos, destacou a celeridade da reunião. Ele relembrou, ainda, as reuniões do COP, anteriores à realizada nesta terça-feira, de avaliação da LOA 2021 realizadas semanalmente: Secretaria Municipal da Cultura (SMC), no dia 17 de agosto; Secretaria Municipal de Educação (Smed) e Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), dia 24 de agosto; Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e Secretaria Municipal da Saúde (SMS), dia 31 de agosto. Está prevista para a próxima terça-feira, dia 21, a última reunião que será com os representantes da Secretaria Municipal de Obras e Mobilidade Urbana (Smoi).
Luto – Os conselheiros e representantes das secretarias de Governança, de Habitação e do Demhab manifestaram pesar pelo falecimento da liderança da Região Cristal, ex-conselheira do OP, Orley Maria Silveira, ocorrido recentemente. “É uma grande perda. Mais que uma amiga e companheira de jornada, era uma irmã”, disse a conselheira da Região Cristal Jurema Barbosa.
Participaram da reunião do COP, os conselheiros das 17 regiões e seis temáticas, o coordenador das subprefeituras, Pingo Vilar, o secretário executivo do COP, Elton Fraga, os gestores das subprefeituras e os chefes de Democracia Participativa.
Gilmar Martins