Extremo-Sul encerra edição de 2022 dos Fóruns Regionais de Serviços

07/10/2022 09:11
Mateus Raugust / PMPA
EXECUTIVO
Fóruns debateram principalmente demandas relacionadas ao Dmae e secretarias de Mobilidade e de Serviços Urbanos

A segunda reunião do Fórum de Serviços da Região Extremo-Sul do Orçamento Participativo (OP), realizada na noite de quinta-feira, 6, encerrou a rodada de 2022. O encontro ocorreu no Esporte Clube Lageado, na avenida Edgar Pires de Castro, 9316, bairro Lageado, e contou com a participação do prefeito Sebastião Melo.

“A parceria e o diálogo entre governo e comunidade são fundamentais para enfrentarmos os problemas e buscarmos soluções. Todos os bairros têm suas necessidades e precisamos atender os que mais precisam. A região Extremo-sul tem todo o nosso carinho e atenção, porque, além das demandas urgentes, tem uma extensa área rural para preservar e cuidar” – Prefeito Sebastião Melo.

Justamente por se tratar de uma região bastante extensa, as soluções necessitam da colaboração dos mais variados atores, como destacou o diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Alexandre Garcia. "O grande desafio que o município enfrenta é o esgotamento sanitário. Necessitamos do envolvimento de vários órgãos da prefeitura, além da busca por financiamento em várias frentes. Mesmo assim, podemos destacar que a maior obra de infraestrutura do Brasil é em Porto Alegre, aqui no Extremo-Sul”, disse, referindo-se ao novo Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Ponta do Arado, que deve solucionar o déficit de abastecimento das regiões Sul, Extremo-Sul e Lomba do Pinheiro.

A secretária adjunta de Habitação e Regularização Fundiária, Simone Somensi, ressaltou que o trabalho de regularização de áreas, muitas vezes, esbarra em elementos territoriais, necessitando de estudo técnico ambiental. Ela falou que construções irregulares representam crime ambiental. “Precisamos de projetos executáveis. Para isso, contamos com a parceria das comunidades para congelar as ocupações irregulares.”  

Já o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi, destacou que nova rodada de conservação permanente (capeamento asfáltico) nas regiões da cidade, de 300 metros, será definida com a Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov).

O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, anunciou que em 15 dias será executada a faixa de segurança em frente à Unidade de Saúde Paulo Viaro, na avenida do Lami, em Belém Novo.

Fóruns Regionais de Serviços - Realizados nas 17 regiões do OP, os fóruns buscaram a integração entre o governo, por meio dos responsáveis pelas áreas operacionais e subprefeituras locais, com os representantes das comunidades, conselheiros e delegados do OP. O objetivo foi agilizar o atendimento das demandas de serviços. O maior número de solicitações nos encontros foi para o Dmae e para as secretarias municipais de Mobilidade Urbana e de Serviços Urbanos.

Participação – Os fóruns contaram com a participação do prefeito, secretários, titulares, adjuntos e dos responsáveis pelas áreas operacionais, conselheiros e delegados do OP e comunidade em geral. Os Fóruns Regionais de Serviços são coordenados pela Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política, por meio da Diretoria de Participação Cidadã. O secretário de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, conduziu os trabalhos da noite.

“Encerramos essa rodada, nesse último Fórum de Serviços, com nosso agradecimento à equipe de governo e às comunidades. Em alguns dias nos encontraremos nas plenárias do OP”, disse.

Assembleias Regionais e Temáticas do Orçamento Participativo 2022/2023 – A partir do dia 31 de outubro, começam as plenárias do OP, com previsão de realização nas 17 regiões e seis temáticas até 6 de dezembro. Veja o calendário.

 

  

 

Indaiá Dillenburg

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes