Extremo-Sul recebe a primeira reunião do Fórum de Serviços na região

06/10/2022 09:10
Mateus Raugust / PMPA
Governança Local e Coordenação Política
Foram debatidos temas como saneamento básico, serviços e mobilidade urbana

Por solicitação da comunidade da Região Extremo-Sul do Orçamento Participativo (OP), o prefeito Sebastião Melo determinou a realização de duas reuniões do Fórum de Serviços. A primeira, com cerca de 200 participantes, ocorreu na noite de quarta-feira, 5, no clube Colosso da Lagoa (rua Emílio Dimari, 560 – bairro Ponta Grossa). A Região Extremo-Sul é composta pelos bairros Belém Novo, Chapéu do Sol, Lageado, Lami e Ponta Grossa. No encontro, as reivindicações ficaram por conta de saneamento básico, serviços urbanos e mobilidade urbana.

O prefeito lembrou que a obrigação de um gestor público é ir até a comunidade para dialogar e ouvir as demandas dos moradores.

“O cobertor é curto, não há dinheiro para tudo e devemos ter responsabilidade com o caixa da prefeitura. Precisamos elencar as principais prioridades e resolver os problemas por etapas em cada região” - Prefeito Sebastião Melo.

O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, anunciou que a linha R5 Rápida Ponta Grossa, suspensa no período da pandemia do Coronavírus, voltará a circular.

Já o diretor-geral adjunto do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Darcy Nunes dos Santos, falou sobre o andamento das demandas solicitadas pela comunidade. Algumas já foram realizadas, como dragagens do Canal Túnel Verde, desobstrução de valetas, desobstrução de ruas. Outras estão em andamento, como dragagens no Arroio Guabiroba e implantação de esgotamento sanitário no Porto dos Casais, que está em fase de elaboração de projetos e construção da elevatória de esgoto na rua João Macedo e arredores.

O secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi, apresentou o trabalho de patrolamento de vias na Zona Sul. Ele destacou as dez ruas que tiveram mais ocorrências de patrolamento em 2022, com destaque para a rua Dorvalina Rodrigues de Freitas, onde foram executados oito patrolamentos no ano, com ciclo médio de 38 dias. O titular da Smsurb disse ainda que as ruas Dorvalina de Freitas e Ondina Ferreira, após sofrerem intervenções do Dmae, poderão passar por asfaltamento em dezembro deste ano.

Integração - Com o objetivo de agilizar o atendimento das demandas, os fóruns buscam a integração entre o governo, através dos responsáveis pelas áreas operacionais e subprefeitura local, com os representantes das comunidades, conselheiros e delegados do OP. A coordenação dos Fóruns Regionais de Serviços é feita pela Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov), por meio da Diretoria de Participação Cidadã.

Nesta quinta-feira, 6, ocorre a segunda reunião da Região Extremo-Sul no Esporte Clube Lageado (av. Edgar Pires de Castro, 9316 – Lageado). Será a última reunião da rodada de 2022 do Fórum Regional de serviços.

Indaiá Dillenburg

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes