Feira Ecológica do Centro Administrativo Municipal é aberta ao público

31/08/2023 14:26
Cesar Lopes/ PMPA
EXECUTIVO
Feira é composta por dez produtores que estarão no local todas as quintas-feiras, das 8h às 11h

Começou a funcionar nesta quinta-feira, 31, a nova Feira Ecológica do Centro Administrativo Municipal Guilherme Socias Villela (rua Gen. João Manoel, 157), no Centro Histórico. Todas as quintas-feiras, das 8h às 11h, o público poderá conferir dez bancas de produtores e processadores de produtos orgânicos. A feira é organizada pela Secretaria de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV) e pela Associação dos Produtores da Rede Agroecológica Metropolitana (Rama), responsável pela certificação orgânica dos produtos.

Estamos iniciando esta feira orgânica para demonstrar a importância que a prefeitura dá a este tema. Temos várias feiras espalhadas pela cidade, incentivando as pessoas a consumirem os produtos daqui. Esta é uma iniciativa que veio para ficar” - Prefeito Sebastião Melo.

O secretário de Governança, Cassio Trogildo, explicou que a feira é mais uma ação para fomentar a última etapa da cadeia produtiva de alimentos orgânicos. “Estamos potencializando a produção, por meio da aquisição direta e também disponibilizando novos espaços. É mais uma alternativa de consumo para os moradores e trabalhadores da região, com a venda direta do produtor para o consumidor”, destacou.

As bancas instaladas no térreo oferecem hortaliças, legumes, frutas, ovos, cogumelos, alimentos processados (biscoitos, pães, bolos, pastas e geleias), além de lanches, café e artesanato em bambu.

Em nome dos feirantes, o presidente da Rama, Eduardo Gigante, comemorou a parceria. “Traz oportunidades para que mais pessoas conheçam o trabalho dos produtores. Será um ponto a mais para a população ter acesso ao alimento orgânico. É sempre bom ter uma feira perto de casa, e, quem sabe, esta seja a primeira parceria de muitas entre a prefeitura e nossa entidade”, afirmou.

Também participaram do ato o chefe do escritório da Emater/RS-Ascar de Porto Alegre, Luís Paulo Vieira Ramos, e o presidente da Centrais de Abastecimento (Ceasa), Carlos Siegle.  

 

Adriana Corrêa

Cristiano Vieira