FestPoa Rural promoverá debate sobre turismo e análise do mercado da produção

27/02/2024 11:51
Cesar Lopes / PMPA
Executivo
Evento acontece de 9 a 17 de março no Extremo-Sul de Porto Alegre

Além de promover atividades culturais e turísticas, a Festpoa Rural, que ocorre de 9 a 17 de março, contará com atividades técnicas voltadas aos produtores rurais no Extremo Sul da Capital. O objetivo do evento é unir o campo e a cidade, aproximando as comunidades rurais e urbanas para celebrar a produção primária de Porto Alegre. Todo o evento será gratuito.

O seminário Turismo Rural - Economia e Desenvolvimento Social, realizado no Instituto Econsciência (Estrada das Quirinas - bairro Lageado), na segunda-feira, 11, a partir das 14h, contará com duas palestras sobre o tema. A consultora do Senar-RS e diretora da Rede Turismo Rural Consciente, turismóloga Aline Moraes, falará sobre o Panorama do turismo rural no Brasil e a indução de desenvolvimento local e regional. Na sequência, será a vez da coordenadora de Turismo Rural da Secretaria Estadual de Turismo (Setur), turismóloga Rosana Simões, abordar ações da Câmara de Turismo Rural e a importância da inventariação do segmento.

Na quarta-feira, 13, às 16h, no Sindicato Rural de Porto Alegre (avenida Lami, 7319 - bairro Lami) será realizado o seminário Produção Rural: análise do mercado atual e futuro. O painel contará com a participação do diretor no segmento jovem da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Bruno Lang, do diretor-presidente da Ceasa, Carlos Siegle, do proprietário e chef no restaurante Capincho, Marcelo Schambeck, e do produtor rural e proprietário da Semeares Orgânicos, Maurício Rech.

As vagas para os eventos técnicos são limitadas, e as inscrições podem ser feitas pelo contato 51 99370-6300. A FestPoa Rural contará ainda com a Feira do Produtor Rural e de artesanato, gastronomia, oficinas e shows musicais e atividades infantis, que ocorrem de 15 a 17 de março, no Centro de Eventos Ervino Besson (avenida João Salomoni, 1340 - Vila Nova), além de baile, trilha, cavalgada e passeio guiado pela Zona Rural. Veja a programação completa em festpoarural.com.br.

A realização é da Associação Porto Alegre Rural (Caminhos Rurais) em parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV) e apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), do Sindicato Rural de Porto Alegre, da Associação dos Produtores Agroecológicos da Região Metropolitana de Porto Alegre (Rama) e do escritório de Porto Alegre da Emater-RS.

 

Adriana Corrêa

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes