Fórum da Região Humaitá-Navegantes destaca habitação

22/09/2022 09:05
Indaiá Dillenburg / SMGOV / PMPA
Governança Local e Coordenação Política
Encontro ocorreu na noite de quarta, no CTG Vaqueanos da Tradição

O Fórum de Serviços da Região Humaitá-Navegantes do Orçamento Participativo (OP) ocorreu na noite de quarta-feira, 21, no CTG Vaqueanos da Tradição (rua Caio Brandão de Mello, 250, bairro Humaitá). Composta pelos bairros Anchieta, Farrapos, Humaitá, Navegantes e São Geraldo, a região apresentou suas necessidades, com destaque para habitação. 

De acordo com o secretário em exercício de Governança Local e Coordenação Política, Lucas Vasconcellos, é preciso que governo e comunidade estejam abertos ao diálogo com total transparência. “A Secretaria Municipal de Governança tem organizado diversos fóruns de serviços pela cidade, em alguns dias com menos participação, outros com mais. Vamos organizar outra agenda aqui na região para que a população participe e consiga destacar suas necessidades de serviço", diz Vasconcellos.

A conselheira titular do OP da região, Lurimar Fiuza, destacou a importância da participação popular no OP. “É uma ferramenta muito importante, que não pode morrer”, ressaltou.

O secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, falou sobre algumas providências relacionadas à região. Em resposta a questionamentos da conselheira Lurimar sobre o Condomínio Barcelona, Machado explicou que a prefeitura conseguiu avançar muito desde maio. “O que mais faltava está sendo resolvido através de um compromisso assumido pelo prefeito Sebastião Melo, de que os recursos oriundos da venda de próprios municipais - que compõem um fundo - serão utilizados para o Barcelona”, disse.

Machado destacou também sobre o programa +4D, que estabelece um conjunto de instrumentos de incentivo à transformação dos bairros Floresta, São Geraldo, Navegantes, Humaitá e Farrapos. A finalidade é atrair investimentos para a região e triplicar o número de endereços ativos, incentivando a ocupação do local com moradores e trabalhadores e dando um novo uso a espaços da antiga área industrial de Porto Alegre.

Integração - Com o objetivo de agilizar o atendimento das demandas, os fóruns buscam a integração entre o governo, através dos responsáveis pelas áreas operacionais e subprefeitura local, com os representantes das comunidades, conselheiros e delegados do OP. A coordenação dos Fóruns Regionais de Serviços é feita pela Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov), por meio da Diretoria de Participação Cidadã.

Próximos Fóruns Regionais de Serviços:

22/09 – Região 17- Ilhas - Colônia de Pescador Z5 - rua Nossa Sra. da Boa Viagem, 1916 - Ilha da Pintada

26/09 – Região 06 - Nordeste - Estrada Martim Félix Berta, 2270 - Mario Quintana

28/09 – Região 13 - Extremo-Sul - Colosso da Lagoa - rua Emílio Dimari, 560 - Ponta Grossa

29/09 - Região 13 - Extremo-Sul - Esporte Clube Lageado - avenida Edgar Pires de Castro, 9316 – Lageado

 

  

 

Indaiá Dillenburg

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes