Fórum Social Mundial 2022 é lançado em Porto Alegre

03/12/2021 17:18

  

Alex Rocha/PMPA
GOVERNANÇA LOCAL E COORDENAÇÃO POLÍTICA
Secretário Cassio Trogildo representou o prefeito Sebastião Melo no evento

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência marcou o lançamento do 7º Fórum Social Mundial da População Idosa; 6º Fórum Social Mundial das Pessoas com Deficiência e Doenças Raras; e 4º Fórum Social Mundial da Criança e do Adolescente – 2022, que ocorrerá de 24 a 28 de janeiro, integrando a programação oficial do aniversário de 250 anos da Capital.  O lançamento aconteceu, nesta sexta-feira, 3, no Salão Nobre do Paço dos Açorianos.

Representando o prefeito Sebastião Melo, o secretário municipal de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, destacou o trabalho do comitê organizador formado por membros da sociedade civil e da prefeitura. “O esforço desses membros para a realização do fórum nos dá a certeza de que teremos o maior Fórum Social Mundial no ano em que Porto Alegre completará 250 anos” disse.

O evento iniciou com três apresentações culturais, cada uma de um dos segmentos do fórum. Na abertura, a musicista Florença Sanfelice, coordenadora do Comitê Cultural da Associação dos Familiares e Amigos do Down (AFAD), se apresentou. Na sequência, foi a vez das Divas da Alegria, grupo da maturidade que desenvolve ações para o envelhecimento ativo e saudável, representando o Fórum Social Mundial da População Idosa. Para finalizar, representando o Fórum da Criança e do Adolescente, foi a vez da apresentação de percussão com crianças da Associação das Creches Beneficentes do Rio grande do Sul (Acebergs), acompanhadas pelo professor Claudio Batata.

Terminada a parte cultural, o presidente do Instituto Amigos do Fórum Social Mundial, Lélio Falcão, destacou que para abordar o tema do idoso estão sendo preparados 18 seminários, dezenas de oficinas e outras atividades que movimentarão a cidade no final de janeiro. “Temos a obrigação de enaltecer a decisão do prefeito Sebastião Melo e sua equipe, em especial aos secretários de Governança, Cássio Trogildo e Luciano Marcantônio, extensivo a todas as secretarias, diretorias e órgãos que estão apoiando esta iniciativa da sociedade civil.”

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Comdepa), Nelson Khalil,  disse que muito ainda precisa ser feito para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência. “Precisamos enfrentar essa discussão por políticas inclusivas”, observou.

Participação - Também se manifestaram no evento o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Léo Voigt; conselheiro do Orçamento Participativo, Roberto Jakubaszko; e os vereadores Comandante Nádia e Alvoni Medina; Lucio Eduardo Diaz, coordenador da ONG Centro de Capacitação e Desenvolvimento;  e o senador Paulo Paim, que enviou uma mensagem de vídeo saudando a realização de mais um fórum em Porto Alegre.

 

 

Indaiá Dillenburg

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes