Fórum Social Temático recomenda conselhos do idoso e das pessoas com deficiência em todo o país

25/03/2022 18:02
Indaiá Dillenburg/SMGOV PMPA
GOVERNANÇA LOCAL E COORDENAÇÃO POLÍTICA
Evento, que integrou programação dos 250 anos de Porto Alegre, encerrou-se nesta sexta

Uma das atividades da programação dos 250 anos de Porto Alegre, o Fórum Social Temático terminou nesta sexta-feira, 25. Integraram o evento o 7º Fórum Social da População Idosa, 6º Fórum Social Mundial das Pessoas com Deficiência e Doenças Raras e 4º Fórum Social Mundial da Criança e do Adolescente. A solenidade de encerramento aconteceu no Fórum Democrático da Assembleia Legislativa e contou com a participação do secretário-adjunto de Governança Local e Coordenação Política, Luciano Marcantônio.

O secretário-adjunto enfatizou que a presença da sociedade civil na realização do Fórum é fundamental, e que a prefeitura de Porto Alegre é parceira, assim como a Câmara Municipal. “Graças aos vereadores Airto Ferronato, Alvoni Medina, Hamilton Sossmeier e Pedro Ruas e também ao prefeito Melo conseguimos a aprovação de emendas impositivas e assim realizar essa edição do Fórum”, disse Marcantônio.

O presidente do Instituto Amigos do Fórum Social Mundial de Porto Alegre, Lélio Falcão, leu a Carta dos três fóruns com 20 itens, entre eles a recomendação para que todos os municípios, estados, Distrito Federal e União tenham Conselhos da População Idosa e das Pessoas com Deficiência, bem como Fundos do Idoso e das Pessoas com Deficiência.

Participaram também do encerramento o presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência (Comdepa) e presidente do Fórum dos Conselhos Municipais, Nelson Khalil; Patrícia Belé, coordenadora municipal da Pessoa Idosa de Pato Branco (PR) e gestora do Cidade Amiga do Idoso; a gerontóloga e coordenadora da Comissão Científica do Idoso do Fórum, Suzete Carbonell Leal; a coordenadora geral do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos do Rio Grande do Sul, Eunice Luz; a advogada e musicista e produtora cultural, Izabel L’aryan; a presidente nacional do Movimento Ecotrabalhista do PDT, Ivana Groff; a idealizadora e coordenadora do Grupo Divas da Alegria, Marilice Carrer; e o responsável pela implantação do Fundo do Idoso de Porto Alegre, Wilson Pastorini.

Destaques:

Fórum da População Idosa - A gerontóloga Suzete Carbonell Leal coordenou uma série de palestras, nos dias 22 e 23, dentro da programação científica do Fórum com convidados nacionais e internacionais, como Berta Brusilovsky Files da Espanha que falou sobre moradias e acessibilidade inclusiva, abrangendo a temática dos Fóruns da População Idosa e também o das Pessoas com Deficiência. Houve participação também de Portugal, Peru, Chile e México. Autoridades de Alagoas, Tenildo Lopes, de Maceió, e Simone de Paula da Silva, de Maragogi participaram do Fórum presencialmente.

Na quinta-feira, 24, terceiro dia do Fórum Social Mundial, as mais variadas temáticas foram discutidas em vários locais de Porto Alegre. Na sala Adão Pretto (Fórum Democrático) na Assembleia Legislativa, foi realizada palestra sobre o meio ambiente com a participação de estudiosos sobre o tema: Lélio Falcão, Ivana Groff, Regina Fittipaldi, Nelton Friederich, Talita Beck e Daniel Munduruku, que discorreu sobre os indígenas na terceira idade.

Nelton Friederich, ex-deputado federal, constituinte, destacou que que a crise hídrica e seus efeitos nas mudanças climáticas afetam diretamente a terceira idade. Ao final, foi lançada a Cartilha do Ecotrabalhismo.

Na Assembleia Legislativa, foi a vez da palestra sobre os Fundos do Idoso e da Criança e do Adolescente com a participação do responsável pela criação do Fundo do Idoso, Wilson Pastorini, Eunice Luz e Adão Vargas.

Fórum das Pessoas com Deficiência e Doenças Raras - No dia 23,  o Projeto Mil Brinquedos Mil Sorrisos e Livros Multiformatos foi apresentado no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal. O evento teve a participação dos palestrantes Cláudia R. de Freitas, professora e coordenadora do Grupo Multi da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Eduardo Cardoso, professor e coordenador do Grupo de Pesquisa de Comunicação Acessível, também da UFRGS, e teve a coordenação do presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência (Comdepa), e presidente do Fórum dos Conselhos Municipais, Nelson Khalil.

No dia 24, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comdepa) realizou o painel Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa - Lei Hermann.  A realização contou com o apoio da Frente Parlamentar dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coepede). O painel foi coordenado pelo presidente do Comdepa, Nleson Khalil.

Fórum da Criança e do Adolescente - Os organizadores realizaram atividades 100% virtuais. No dia 22 foi apresentado o painel sobre o projeto Famílias Acolhedoras, modelo de cidades brasileiras, sob a coordenação de Suzana Pellegrini. Dia 23 foi a vez do G.A.M.E, projeto de voluntariado de proteção à infância que ocorreu de 2014 a 2020 em Porto Alegre, com os painelistas José Alfredo Nahas, Jonathan Morales, Otília Henz, Armando Arroyo, Carlos Simões Filho e Guilhermo Butler. Dia 24, teve o painel Acolhimento Institucional e também painel sobre o Enfrentamento ao Trabalho Infantil em Porto Alegre e Região Metropolitana.

Indaiá Dillenburg

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes