Governança apresenta projeto Luz do Saber em evento de financiamento climático

22/10/2021 19:29
SMGOV / PMPA
GOVERNANÇA LOCAL E COORDENAÇÃO POLÍTICA
Secretário adjunto Alexandre Borck participou do encontro on-line nesta sexta

O secretário-adjunto de Governança Local e Coordenação Política e interino de Inovação, Alexandre Borck, participou do Encontro dos Projetos IKI no Brasil - Financiamento Climático e de Biodiversidade, nesta sexta-feira, 22. Realizado em formato on-line, o evento teve como objetivo promover a integração entre as organizações implementadoras dos projetos no Brasil e suas respectivas instituições parceiras.

O secretário de Governança apresentou a experiência de Porto Alegre com o projeto Luz do Saber, uma iniciativa que levará energia renovável e eficiência energética para escolas da Capital. Desenvolvido em parceria com a GIZ Felicity, o plano foi abordado sob a perpectiva do acesso ao financiamento climático em nível local e desenvolvimento de projetos no campo da eficiência energética, energia renovável, transporte com Bancos de Desenvolvimento. O projeto já conta com apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

“A governança tem o papel de articulação do processo com as demais secretarias para viabilização desse projeto que vai levar inovação, modernização e economia para as nossas escolas. Depois de quatro anos de planejamento, formatação e adequação da proposta, finalmente estamos em fase de implantação, já com a abertura do processo licitatório”, informou Borck.

Por meio das secretarias de Governança, de Educação, do Planejamento e da Fazenda, a prefeitura trabalha pelo financiamento de 75% da totalidade do projeto, o que representa cerca de R$ 25 milhões de investimento para a instalação de placas fotovoltaicas em 70 escolas e na implantação de um sistema de eficiência energética na totalidade das 98 instituições municipais de ensino.

O evento foi realizado no âmbito do “Programa Políticas sobre Mudança do Clima” (PoMuC), implementado por meio da atuação coordenada entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Ministério da Economia (ME) do Brasil e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

 

Adriana Corrêa

Gilmar Martins