Governança participa de capacitação em resiliência na Coreia do Sul

16/03/2023 12:44

 

Divulgação / SMGOV / PMPA
Governança Local e Coordenação Política
Evento debateu fatores que afetam a resiliência do sistema de saúde público em comunidades diante da pandemia

A Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov) participou de workshop para identificar sistematicamente, avaliar e recomendar ações para fortalecer a resiliência das comunidades em vários países. A capacitação ocorreu em Incheon, na República da Coreia (Coreia do Sul), e teve por objetivos construir a compreensão dos fatores que afetam a resiliência do sistema de saúde público em várias comunidades e países diante da pandemia da Covid-19 e outras emergências.

No evento, que aconteceu de 14 a 16 de março, os seguintes países apresentaram a aplicação na Ferramenta de Autoavaliação da Resiliência a Desastres para Cidades (Scorecard) da MCR2030 (Making Cities Resilients): Brasil, Austrália, Bangladesh, Chile, Nepal, Eslovênia, Turquia, Estados Unidos, Coreia e Japão. Porto Alegre foi representada pela integrante da Coordenação de Resiliência e Redes, Luciana Peters, que apresentou a implementação do Scorecard na cidade, primeira da América Latina a preencher a ferramenta. ”O fortalecimento da resiliência nas cidades ajuda no planejamento estratégico para tomada de decisões mais assertivas”, destaca Peters.

Para o secretário municipal de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, que é diretor de Resiliência de Porto Alegre, a participação da Smgov no evento confirmou o compromisso da Capital em buscar soluções para o problema urgente do aquecimento global. “Esta é uma preocupação que deve ser prioritária, pois a natureza está cobrando.”    

Resultados esperados -  Os realizadores do workshop esperam melhor compreensão dos fatores que afetam a resiliência do sistema de saúde pública em várias comunidades e países diante da pandemia da Covid-19 e outras emergências. Também houve o alinhamento com a Estrutura de Gerenciamento de Riscos de Desastres e Emergências de Saúde (EDRM em Saúde) da Organização Mundial da Saúde (OMS) com o Cartão de Resiliência do Sistema de Saúde Pública (Scorecard). Um resumo contendo ações políticas será desenvolvido após o workshop para promover estratégias para fortalecer a resiliência do sistema de saúde pública em várias comunidades e países.

O treinamento teve como organizadores o Escritório das Nações Unidas para Redução de Riscos de Desastres (UNDRR), Escritório em Incheon para o Nordeste da Ásia (Onea) e Instituto Global de Educação e Treinamento para Redução de Riscos de Desastres (Geti); Universidade de Baylor; Universidade de Hiroshima; Centro da Organização Mundial da Saúde para o Desenvolvimento da Saúde - Centro de Kobe da OMS.
 

 

 

Indaiá Dillenburg

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes