Governança realiza seminário de planejamento para ações na Zona Rural

27/07/2022 21:12
Alex Rocha/PMPA
GOVERNANÇA LOCAL E COORDENAÇÃO POLÍTICA
Cerca de 30 pessoas participaram do encontro

O Seminário de Planejamento Estratégico voltado para a produção primária ocorreu nesta quarta-feira, 27, no Haras Cambará. Organizado pela Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV), o evento tem o propósito de integrar profissionais de diferentes modalidades que atuam na implementação de ações voltadas para a zona rural de Porto Alegre.

“Nossa intenção é de integração. Quando o prefeito Sebastião Melo comunicou que passaria a atribuição para a Governança, foi motivo de satisfação”, disse o secretário titular da SMGOV, Cassio Trogildo. 

O Centro Agrícola Demonstrativo (CAD) e suas atividades de Fomento Agropecuário, Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal e Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, que antes era de responsabilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), passa a ser atribuído à SMGOV.

Planejamento - Os trabalhos foram realizados pela metodologia ZOPP (Planejamento de Projetos Orientados para Objetivos), que consiste na técnica de planejamento de intervenção social. "Esta modalidade utiliza de três princípios básicos: consenso entre as partes interessadas, em função dos objetivos formulados claramente; foco na causa raiz dos problemas, analisando suas causas e efeitos e, formulando objetivos factíveis e efetivos com a participação de pessoas afetadas ao planejamento desejado", explica o moderador dos trabalhos, Carlos Simões Filho.

O encontro contou com a participação do já atuante Grupo de Trabalho da Zona Rural, coordenado por Trogildo, produtores rurais e técnicos da prefeitura. Também compareceram o presidente do Sindicato Rural, Cleber Vieira; coordenador do Escritório da Emater de Porto Alegre, Luís Paulo Vieira Ramos; presidente da Associação dos Produtores da Rede Agroecológica Metropolitana (RAMA), Idemar da Rocha Nunes; presidente da Associação de Pescadores e Psicultores do Extremo Sul, Roberto Luís Superti; e Ricardo Fontoura, proprietário do Haras Cambará e coordenador dos Caminhos Rurais; secretário adjunto da SMGOV, José Natal; diretor de Participação Cidadã, Lucas Vasconcellos; e o diretor de Articulação Institucional, Djedah Lisboa. O seminário contou com 30 participantes.

Indaiá Dillenburg

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes