Grupo de Trabalho da Zona Rural debate pautas da região

23/02/2022 15:43
Giulian Serafim / PMPA
GOVERNAÇA LOCAL E COORDENAÇÃO POLÃTICA
Encontro foi realizado no Paço Municipal

Na manhã desta quarta-feira, 23, o secretário de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, reuniu o Grupo de Trabalho (GT) criado para tratar das demandas de produtores e moradores da Zona Rural de Porto Alegre, com a presença do secretário de Serviços Urbanos Marcos Felipi, além de técnicos das secretarias de Habitação e Regularização Fundiária (Smharf), Desenvolvimento Econômico e Turismo (Smdet), e de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Smamus).

Ao abrir o encontro o secretário Cassio Trogildo reafirmou o compromisso do governo com aquela área. “O prefeito reativou os Caminhos Rurais e determinou a atuação da prefeitura no sentido de melhorar a infraestrutura do local e buscar melhores condições para a produção. Estamos trabalhando com essa finalidadeâ€, destacou o titular da Secretaria de Governança.

A pauta inicial foi manutenção das vias de acesso às propriedades rurais. Os produtores cobram ações mais frequentes de conservação e medidas mais efetivas para soluções estruturais. Acompanhado de técnicos da Secretaria de Serviços Urbanos, o secretário Marcos Felipi ouviu as demandas e explicou sobre o planejamento da pasta e garantiu avanços. “A zeladoria da cidade é nossa prioridade. Faremos uma vistoria no local e vamos trabalhar na formatação de um calendário para atender a região, mas também temos planejamento para aumentar a capacidade de manutenção e a infraestrutura das viasâ€, informou.

Em um segundo momento, o GT debateu com técnicos da Smdet sobre a criação de uma unidade municipal de cadastramento dos produtores rurais, para realizar, por meio de convênio com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A intenção da prefeitura é formalizar um Acordo de Cooperação com o órgão federal, para proceder com o chamamento e a organização dos cadastros.

Questões sobre a regularização fundiária e a revisão do Plano Diretor, foram tratadas com representantes da Smamus e Smharf. Eles informaram sobre a contratação de consultoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) para realização de cadastramento e diagnóstico dos processos.

Representando a prefeitura, participaram da reunião, pela Smgov, Djedah Lisboa e Rafael Velho; pela SMSUrb, Rafaela Milanez e Claudio Moreau; pela SMDET, Estafania Macluf e Rudney dos Santos; pela SMAMUS, Joaquim Viana e Catiane Cardoso; da SMHARF, Tami Aso, Luciano Gasparin e Cristiane Viana. Do Grupo de Trabalho, participaram, pelo Sindicato Rural de Porto Alegre, Cleber Vieira; pela Associação Porto Alegre Rural – Caminhos Rurais, Ricardo Fontoura e Nairo Guerisoli; da Associação dos Produtores da Rede Agroecológica Metropolitana – RAMA, Idemar Nunes; e da EMATER/RS – ASCAR, Luis Paulo Ramos.

 

Adriana Corrêa

Lucas Barroso