Mais Comunidade na Ilha da Pintada celebra integração da prefeitura com os moradores

04/09/2021 14:59
Cesar Lopes / PMPA
EXECUTIVO
Prefeito Sebastião Melo destacou o trabalho coletivo para o cuidado com os espaços públicos

Neste sábado, 4, durante o Mais Comunidade na Ilha da Pintada, os moradores do local se mostraram alinhados com o projeto de zeladoria compartilhada, que vem sendo trabalhado na cidade. Durante toda a manhã, o prefeito Sebastião Melo percorreu as ruas, conversando com as pessoas e conferindo serviços realizados pela prefeitura e por entidades adotantes de espaços públicos. Além disso, junto com os secretários e demais gestores presentes, Melo recebeu demandas da comunidade e fez importantes anúncios. (fotos)

“É sempre muito bom andar pela cidade, conversar com as pessoas e vivenciar, na prática, as principais dificuldades dos bairros. Aqui na Ilha da Pintada, em um trabalho muito coletivo, revitalizamos praças e nomeamos prefeitos da comunidade que vão nos ajudar a cuidar desses espaços”, destacou o prefeito.

A caminhada teve início na Praça Dr. Salomão Pires de Abrahão, onde a Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, representada pelo Padre Rudimar Dal’asta, fez a adoção dos canteiros de flores. No local, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu a vacinação contra a Covid-19 e a equipe da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), atuou na educação de trânsito, orientando pedestres idosos, motociclistas e condutores em geral. Fundadora do Museu de Rua das Ilhas, Terezinha Carvalho fez a apresentação do projeto.

O morador José Luís Mesquita foi empossado e recebeu certificado e crachá de prefeito da praça que é conhecida como “Sossega Leão”. O local foi adotado pela Igreja Brasil para Cristo. “Vamos revolucionar esta praça, com cuidados e a parceria da comunidade”, afirmou o prefeito da praça.

Naquela que é conhecida como “Praça do Posto de Saúde”, onde a Associação Afrocultural Unidos do Pôr do Sol (Afrosol) será adotante e a Associação Amigos e Artesão da Ilha da Pintada (AAAPIP) ficará responsável pela horta comunitária, tomou posse como prefeita a senhora Beatriz Gonçalves Pereira. “Já estamos vendo que a presença da prefeitura está mudando. Com a parceria da comunidade, vamos melhorar ainda mais nossa ilha”, destacou.

Em nome dos moradores do entorno, a senhora Nazaret da Silveira Nunes, que foi conselheira do Orçamento Participativo por mais de 30 anos, reivindicou que a prefeitura abrisse a academia comunitária localizada junto à Unidade de Saúde também aos finais de semana. Prontamente, a demanda foi autorizada pelo prefeito Sebastião Melo. “É muito bom quando a gente vê um prefeito presente nas comunidades, todos saem ganhando”, comemorou a liderança comunitária.

Ponte sobre o Arroio Mauá – Atendendo a uma antiga reivindicação da comunidade, a Secretaria Municipal de Obras apresentou o anteprojeto da construção da nova ponte sobre o Arroio Mauá. O secretário Pablo Mendes Ribeiro detalhou a situação aos moradores. “A prefeitura investiu R$ 80 mil na contratação do projeto, que será entregue no próximo dia 15. A partir disso, a prefeitura vai buscar parcerias e recursos estimados em R$ 3 milhões, para a realização dessa importante obra para a região”, detalhou. O deputado federal Osmar Terra, que acompanhou parte do trajeto, se comprometeu em auxiliar na busca de recursos. “Contem comigo na intermediação com o Governo Federal, Serei parceiro nas ações que o prefeito Melo assinalar como prioritárias para Porto Alegre”, ressaltou.

Cesar Lopes / PMPA
EXECUTIVO
Secretaria de Saúde aplicou 97 primeiras doses contra Covid-19 e 20 segundas doses

Catamarã na Ilha da Pintada – Outro importante anúncio foi feito pelo secretário-adjunto de Mobilidade Urbana, Mateus Ayres. Ele informou que a SMMU trabalha na atualização do termo de referência para apresentar novo edital de licitação para operação de uma nova base do catamarã a ser instalada junto à colônia de Pescadores Z5. “É um compromisso da prefeitura para fomentar o turismo e a economia da região”, informou.

Pacto de Governança - Lideranças, moradores, representantes de entidades locais, conselheiros do Orçamento Participativo, vereadores e os gestores públicos assinaram um Pacto de Governança, celebrando a corresponsabilidade na zeladoria dos espaços. “O objetivo é destacar o papel da comunidade, envolvendo-se em um processo compartilhado de revitalização e cuidado com os espaços que são de todos“, destacou o secretário de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo.

Serviços – A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSURB) realizou os serviços de revitalização de praças, reurbanização de espaços com substituição de lixeiras, pintura de bancos e brinquedos, manutenção de vias, recuperação de asfalto, poda de árvores, roçada, pintura de via e meio-fio, plantio de mudas, entre outros.

Vacina – Foram aplicadas 97 vacinas de primeira dose para pessoas com 18 anos ou mais e também foram realizadas 20 aplicações de segunda dose de Coronavac/Butantan e Oxford/Astrazeneca.

Conscientização de Trânsito – Foram abordadas pessoas idosas, a fim de informar sobre a importância do autocuidado para evitar sinistros de trânsito. Motociclistas foram orientados quanto ao uso correto do capacete (fixação da cinta jugular), sobre a importância do bom estado dos pneus e o uso de máscaras e álcool gel para quem faz entregas. Demais condutores foram orientados sobre índices de sinistros de trânsito e as normas de circulação e conduta do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Prefeitos das Praças - José Luis Mesquita será o prefeito da Praça do Sossega Leão. Ele é conhecido na comunidade por ser uma liderança na região e tem muito carinho pelo espaço. Na Praça do Posto de Saúde, conhecida por todos na região como área comunitária, Beatriz Gonçalves Pereira foi a nomeada. O local é cuidado por ela com ajuda de muitas mãos há mais de cinco anos. Organizada pela Secretaria Municipal de Parcerias (SMP), a nomeação do Prefeito da Praça visa que ele seja responsável por cuidar dos espaços públicos, acompanhar os serviços de manutenção feitos pelos parceiros e deverá comunicar problemas para que a prefeitura ou o adotante possa realizar a ação necessária. A comunicação com a prefeitura é feita através do e-mail prefeitodapraca@portoalegre.rs.gov.br.

Estiveram presentes os vereadores Mauro Pinheiro, Cláudio Franzen, Alvoni Medina, Pablo Melo e Claudia Araújo e os conselheiros do OP da região Ilhas, Liane Antonia de Souza Farias, Andrelle Araujo Ribeiro, Indio Osmar Laves Nunes.

O evento também contou com ações promovidas pelas secretarias de Segurança (SMSEG), do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e da Guarda Municipal (GM).

 

Adriana Corrêa

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes