Mais de 7 mil pessoas participam da FestPoa Rural

Cesar Lopes / PMPA
FestPoa Rural
Evento faz parte das comemora√ß√Ķes do anivers√°rio de 252 anos de Porto Alegre

A FestPoa Rural recebeu mais de 7 mil pessoas nos nove dias de programa√ß√£o - de 9 a 17 de mar√ßo. O destaque foi a Feira da Produ√ß√£o Rural, realizada no √ļltimo fim de semana, que movimentou R$ 108 mil em vendas de produtos da agricultura familiar, alimenta√ß√£o e artesanato. Tamb√©m ocorreram atividades na Zona Rural durante a semana.

Segundo o secret√°rio municipal de Governan√ßa Local e Coordena√ß√£o Pol√≠tica, Cassio Trogildo, a FestPoa Rural cumpriu o seu objetivo de promover a produ√ß√£o agr√≠cola e o turismo rural da cidade. ‚ÄúO evento foi idealizado para fomentar e divulgar a nossa produ√ß√£o prim√°ria. Muitas pessoas n√£o sabem que temos a terceira maior zona rural entre as capitais brasileiras. Temos uma produ√ß√£o diversificada e com lindas propriedades preparadas para receber os porto-alegrenses e os turistas‚ÄĚ, afirma Trogildo.

A presidente da Associa√ß√£o Porto Alegre Rural (Caminhos Rurais), Ros√©lia Ara√ļjo Vianna, ressaltou a import√Ęncia da FestPoa Rural como um impulsionador do processo de sensibiliza√ß√£o sobre a produ√ß√£o da regi√£o. "Estamos em fase de avalia√ß√£o dos resultados e identifica√ß√£o das oportunidades de melhoria. Na intera√ß√£o com os produtores e o p√ļblico visitante, registramos a vontade de novas edi√ß√Ķes e vamos trabalhar para que isso aconte√ßa", ressalta ela.

Feira da Produ√ß√£o Rural - Durante tr√™s dias de feira, os visitantes conheceram o que √© produzido na Zona Rural, conferindo mais de 30 expositores com produtos org√Ęnicos e convencionais da agricultura familiar: legumes, verduras, frutas, ovos, temperos, queijos, mel, p√£es, bolos, pizzas, biscoitos, pastas, sucos, bebidas vegetais, cervejas, sorbet, geleias, conservas, doce de leite, entre outros.

A feira tamb√©m contou com bancas de artesanato e cultura ind√≠gena, oficinas de culin√°ria e rodas de conversa, al√©m de √°reas de entretenimento infantil, alimenta√ß√£o, equipamentos e insumos agropecu√°rios e pr√°ticas sustent√°veis, como placas fotovoltaicas, solu√ß√Ķes para a gest√£o de res√≠duos e biodigestor.

Anivers√°rio - A FestPoa Rural faz parte das comemora√ß√Ķes do anivers√°rio de 252 anos de Porto Alegre e contou com diversas atra√ß√Ķes: Guri de Uruguaiana, Shana Muller, D√©bora Madrid, Cia Atmosfera, Tributo a Tim Maia com Tonho Crocco, invernada mirim e juvenil da Fazendinha Farroupilha, e entretenimento para as crian√ßas com a Turma do Sassaric√≥ e o Festival de Cultura Kombina.

O evento foi idealizado e realizado pela Associa√ß√£o Porto Alegre Rural (Caminhos Rurais), em parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Governan√ßa Local e Coordena√ß√£o Pol√≠tica (SMGOV) e apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econ√īmico e Turismo (SMDET), Sindicato Rural de Porto Alegre, Associa√ß√£o dos Produtores da Rede Agroecol√≥gica Metropolitana (Rama) e do escrit√≥rio de Porto Alegre da Emater-RS.

Adriana Corrêa

Lissandra Mendonça