Orçamento Participativo prorroga prazo de realocação de demandas para 2024
O Conselho do Orçamento Participativo (COP) realizou reunião no Centro Administrativo Guilherme Socias Villela (CAM) na terça-feira, 23, para tratar sobre a realocação de recursos das demandas do OP 2024. Os conselheiros votaram e definiram por prorrogar o prazo para realocação e substituição das demandas em mais uma semana, até o dia 30.
O diretor de Participação Cidadã da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (DPC-Smgov), Lucas Vasconcellos, apresentou uma planilha com a atualização das demandas que foram eleitas nas assembleias de 2023 para execução em 2024 e garantiu que processos ainda sem retorno das secretarias ficam fora do prazo estipulado. “Estamos buscando reuniões com as secretarias para esclarecimentos e possíveis substituições de demandas. Também estamos sempre à disposição do COP, para realizarmos reuniões ordinárias, a cada 15 dias, e extraordinárias neste intervalo, além da possibilidade de chamarmos os representantes das pastas para participarem de uma reunião temática”, destacou o diretor.
Outra pauta tratada no encontro foi a formação da comissão organizadora das comemorações dos 35 anos da entidade. O comitê será formado pelos conselheiros Jurema Barbosa Silveira (Cristal), Leonardo Duarte (Cristal), Deloni Costa dos Santos (Centro), Adroaldo Venturini Barbosa (Noroeste) e Neodir dos Santos Costa (Lomba do Pinheiro). O grupo vai propor e organizar junto da Smgov as ações em comemoração ao aniversário de 35 anos de fundação do OP.
Ficou definido ainda, como pauta para a próxima reunião, em 7 de maio, a eleição para a nova gestão da Coordenação do COP em 2024.
Piquete do OP - Também foi eleita a conselheira Rosi Dias da Fonseca para mais um ano à frente da organização e patronagem do Piquete do Orçamento Participativo no Acampamento Farroupilha.
Articulação com o OP - A Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov) é responsável pela articulação com o Orçamento Participativo (OP). Além disso, a Smgov faz a coordenação das 17 subprefeituras da cidade, onde atuam os chefes de democracia, com atribuição de organização dos fóruns e assembleias regionais do OP.
Andrea Brasil