Painel artístico da Casa dos Conselhos é restaurado

22/03/2023 09:12

  

Divulgação/SMGOV/PMPA
Governança Local e Coordenação Política
Obra é do artista Vinicius Vieira e está situada na esquina das avenidas João Pessoa e Venâncio Aires

O painel artístico com mais de 100 metros quadrados de área, localizado em uma das esquinas mais movimentadas da Capital, na confluência das avenidas João Pessoa e Venâncio Aires, foi restaurado pelo autor. O trabalho foi concluído na segunda-feira, 20. A obra de arte, com dimensões de 3,2 x 35 metros, está pintada sobre o muro da Casa dos Conselhos Municipais e Subprefeitura Centro (av. João Pessoa, 1110) . 

Inaugurado em 2016, pelas secretarias municipais de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV), e da Cultura e Economia Criativa (SMCE), o painel é de autoria do artista visual, arquiteto e urbanista Vinicius Vieira, sendo constituído por 280 palavras com inspiração na temática da resiliência, que formam uma composição orgânica em preto e branco.

Conforme o autor, a obra de arte foi criada com o intuito de visibilizar os distintos segmentos que atuam em Porto Alegre, integrados mediante composição visual que faz referência aos diálogos próprios do lugar. "Ao longo dos anos, se verificou que o local, por sediar reuniões e eventos de diversos setores da sociedade, de fato se constituiu como um importante espaço de debates e troca de saberes da Capital. Nessa perspectiva, a obra de arte se soma e ganha destaque, criando cenário que valoriza os encontros das pessoas que compõem a cidade em toda sua diversidade”, destaca Vieira.

Divulgação/SMGOV/PMPA
Governança Local e Coordenação Política
Com mais de 100 metros quadrados, painel é constituído por 280 palavras relacionadas ao tema da resiliência

"A intervenção artística nos espaços públicos e urbanos é de fundamental importância, não apenas como forma de qualificação e de reformulação desses locais, mas também com o objetivo de democratizar e de respeitar a arte sob o olhar de seus diferentes espectadores", comenta o coordenador das Subprefeituras, Pingo Vilar.

O restauro realizado em 2023 é uma doação do artista Vinicius Vieira para a cidade, com o objetivo de manter íntegra a sua criação original, recuperando trechos que ao longo de sete anos sofreram desgaste pelas fuligens do fluxo de automóveis da região e pelas intempéries do espaço aberto. 

Sobre o artista - Vinicius Vieira nasceu em Porto Alegre, em 1981. É artista visual, arquiteto e urbanista, graduado pela Ufrgs. Produz arte para galerias, instituições, espaços públicos e privados. É autor de diversas obras de arte públicas em Porto Alegre e no interior do Estado. Já participou de mais de 50 exposições ao longo de sua trajetória. Possui trabalhos nos acervos do Margs, do MAC, do IAB RS e de colecionadores brasileiros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Indaiá Dillenburg

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes