Porto Alegre já tem 16 hortas comunitárias agroflorestais implementadas
Na sexta-feira, 27, o secretário municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov), Cassio Trogildo, acompanhado por equipe técnica, visitou duas hortas comunitárias agroflorestais que já foram implementadas na Região Restinga. As unidades, instaladas na Pracinha da Cultura e na sede da Associação de Moradores do Vale do Salso (Amovas), integram o conjunto de 16 hortas que já foram executadas pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov), em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Ecos - Espaço, Cidadania e Oportunidades Sociais.
O projeto consiste na implementação de 68 hortas em sistema agroflorestal e faz parte do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, que tem como objetivo fomentar a produção orgânica, fortalecendo a segurança alimentar e nutricional, além de estimular a consciência ambiental com foco na agroecologia.
Conforme o secretário Cassio Trogildo, o projeto integra as áreas de produção primária e de participação cidadã da secretaria, resultando em muito mais do que somente alimentos. “Além de produzir alimentos saudáveis de uma maneira sustentável, também estamos promovendo a integração social das comunidades. As hortas comunitárias produzem até alimentos, mas, essencialmente, produzem cidadania, cultura, desenvolvimento e integração social”, destacou.
Com recursos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), serão instaladas hortas comunitárias nas 17 regiões do Orçamento Participativo (OP). Os locais foram escolhidos pelos Fóruns Regionais do OP (Frops) e pelo Fórum de Agricultura Urbana e Periurbana de Porto Alegre (Faupoa). Além de participar do processo de escolha dos lugares, a comunidade também se integrará na manutenção das hortas.
O plano de trabalho prevê o cultivo no sistema agroflorestal em uma área de 60 metros quadrados, com linhas de árvores nativas e frutíferas, de hortaliças e de espécies para produção de biomassa e linha de roça. Após o plantio, os canteiros receberam uma cobertura de material vegetal para a proteção do solo.
Para participar da horta da sua comunidade, busque a subprefeitura da sua região. Veja aqui os endereços.
Confira o andamento de implementação das hortas:
- Horta Comunitária Lomba do Pinheiro (ao lado da Pracinha da Cultura) – Lomba do Pinheiro - 19/09/2024
- Pracinha da Cultura – Restinga - 24/10/2024
- Emef Gabriel Obino – Região Glória - 23/10/2024
- Centro Vida – Região Eixo Baltazar - 29/10/2024
- EEEF David Canabarro – Região Eixo Baltazar - 01/11/2024
- Posto de Saúde Costa e Silva – Região Eixo Baltazar - 07/11/2024
- Amovas – Região Restinga - 08/11/2024
- EEEF Ana Neri – Região Noroeste - 13/11/2024
- Sport Vida – Região Centro-Sul - 14/11/2024
- Instituição de Ensino Infantil Prisma – Região Cruzeiro - 26/11/2024
- US Cruzeiro do Sul – Região Cruzeiro - 26/11/2024
- Emef Grande Oriente – Região Eixo Baltazar - 02/11/2024
- Grupo de Escoteiros Lídia Moschetti e Mulheres em Rede – Região Centro-Sul - 04/12/2024
- Centro de Eventos Vereador Ervino Besson - Região Centro-Sul - 12/12/2024
- Rua Largo da Bandeira IAPI - Região Noroeste - 12/12/2024
- ACM Continental - Região Leste - 18/12/2024
Andrea Brasil