Porto Alegre participa de Seminário de Agroecologia Urbana
A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov), participou na manhã desta segunda-feira, 31, do Seminário de Agroecologia Urbana do Recife-PE. O evento foi realizado virtualmente com a participação também das capitais de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. O secretário municipal de Governança Local e coordenação Política, Cassio Trogildo, foi o palestrante de Porto Alegre, falando das feiras ecológicas.
A Smgov incorporou a política de produção primária entre as suas atribuições em julho de 2022, passando a ser o órgão responsável pela fiscalização e controle das Feiras Ecológicas de Porto Alegre, equipamento público de venda de produtos certificados organicamente.
Trogildo destacou o propósito das feiras orgânicas que possibilitam, para produtores do município e de outras cidades nas imediações da Região Metropolitana, o escoamento da produção direto aos consumidores, além de promover o compromisso com a saúde e a preservação do meio ambiente.
O titular da Smgov disse que há interesse mútuo entre o poder público e os feirantes no sentido de avançar na formulação de uma legislação específica que regule as feiras ecológicas. “Este tema vem sendo abordado desde 2018 e, entre as garantias legais, a minuta apresentada contempla a continuidade e publicação da relação dos feirantes que hoje têm o alvará vigente emitido pela prefeitura, a sucessão familiar e a autogestão das feiras, que na nossa avaliação deve acontecer até os limites da responsabilidade de cada um dos envolvidos”, destaca.
Trogildo disse ainda que a prefeitura incentiva os sistemas agrofloforestais, de otimização do uso da terra, conciliando a preservação ambiental com a produção de alimentos, conservando o solo e diminuindo a pressão pelo uso da terra para a produção agrícola. “Existe, em Porto Alegre, uma propriedade produtiva privada comandada por um casal, o Sítio Natural, que desenvolve a agrofloresta.”
Feiras Ecológicas - As feiras orgânicas de Porto Alegre começaram em 1989 com a primeira feira ecológica do Brasil, a Feira de Agricultores Ecologistas (FAE), que completa 34 anos de história neste ano.
As sete feiras em espaços públicos:
Feira dos Agricultores Ecologistas - FAE
Todos os sábados, das 7h às 13h.
Região Centro: Av. José Bonifácio, 675 (quadra 1).
Feira Ecológica do Bom Fim
Todos os sábados, das 7h às 13h.
Região Centro: Av. José Bonifácio,
675 (quadra 2).
Feira Ecológica da Tristeza
Todos os sábados, das 7h às 12h.
Região Sul: Avenida Otto Niemeyer.
Feira Ecológica Três Figueiras
Todos os sábados, das 7h às 12h30.
Região Leste: Rua Cel. Armando Assis
Feira Ecológica Auxiliadora
Todas as terças-feiras, das 7h às 12h.
Região Centro: Travessa Lanceiros Negros
Feira Ecológica Rômulo Telles
Todos os sábados, das 7h às 12h30.
Região Centro: Rua Rômulo Telles Pessoa.
Feira Ecológica Park Lindóia
Todos os sábados, das 7h à 12h.
Região Noroeste: Rua Eduardo Maurel Muller
Andrea Brasil