Porto Alegre participa de Semin√°rio de Agroecologia Urbana

31/07/2023 13:15
Indai√° Dillenburg/SMGOV PMPA
GOVERNAN√áA LOCAL E COORDENA√á√ÉO POL√ćTICA
Trogildo foi o palestrante de Porto Alegre, falando sobre as feiras ecológicas

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov), participou na manhã desta segunda-feira, 31, do Seminário de Agroecologia Urbana do Recife-PE. O evento foi realizado virtualmente com a participação também das capitais de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. O secretário municipal de Governança Local e coordenação Política, Cassio Trogildo, foi o palestrante de Porto Alegre, falando das feiras ecológicas.

A Smgov incorporou a pol√≠tica de produ√ß√£o prim√°ria entre as suas atribui√ß√Ķes em julho de 2022, passando a ser o √≥rg√£o respons√°vel pela fiscaliza√ß√£o e controle das Feiras Ecol√≥gicas de Porto Alegre, equipamento p√ļblico de venda de produtos certificados organicamente.

Trogildo destacou o prop√≥sito das feiras org√Ęnicas que possibilitam, para produtores do munic√≠pio e de outras cidades nas imedia√ß√Ķes da Regi√£o Metropolitana, o escoamento da produ√ß√£o direto aos consumidores, al√©m de promover o compromisso com a sa√ļde e a preserva√ß√£o do meio ambiente.

O titular da Smgov disse que h√° interesse m√ļtuo entre o poder p√ļblico e os feirantes no sentido de avan√ßar na formula√ß√£o de uma legisla√ß√£o espec√≠fica que regule as feiras ecol√≥gicas. ‚ÄúEste tema vem sendo abordado desde 2018 e, entre as garantias legais, a minuta apresentada contempla a continuidade e publica√ß√£o da rela√ß√£o dos feirantes que hoje t√™m o alvar√° vigente emitido pela prefeitura, a sucess√£o familiar e a autogest√£o das feiras, que na nossa avalia√ß√£o deve acontecer at√© os limites da responsabilidade de cada um dos envolvidos‚ÄĚ, destaca.

Trogildo disse ainda que a prefeitura incentiva os sistemas agrofloforestais, de otimiza√ß√£o do uso da terra, conciliando a preserva√ß√£o ambiental com a produ√ß√£o de alimentos, conservando o solo e diminuindo a press√£o pelo uso da terra para a produ√ß√£o agr√≠cola. ‚ÄúExiste, em Porto Alegre, uma propriedade produtiva privada comandada por um casal, o S√≠tio Natural, que desenvolve a agrofloresta.‚Ä̬†¬†

Feiras Ecol√≥gicas - As feiras org√Ęnicas de Porto Alegre come√ßaram em 1989 com a primeira feira ecol√≥gica do Brasil, a Feira de Agricultores Ecologistas (FAE), que completa 34 anos de hist√≥ria neste ano.

As sete feiras em espa√ßos p√ļblicos:

Feira dos Agricultores Ecologistas - FAE

Todos os sábados, das 7h às 13h.

Região Centro: Av. José Bonifácio, 675 (quadra 1).

Feira Ecológica do Bom Fim

Todos os sábados, das 7h às 13h.

Região Centro: Av. José Bonifácio,

675 (quadra 2).

Feira Ecológica da Tristeza

Todos os sábados, das 7h às 12h.

Regi√£o Sul: Avenida Otto Niemeyer.

Feira Ecológica Três Figueiras

Todos os sábados, das 7h às 12h30.

Regi√£o Leste: Rua Cel. Armando Assis

Feira Ecológica Auxiliadora

Todas as terças-feiras, das 7h às 12h.

Regi√£o Centro: Travessa Lanceiros Negros

Feira Ecol√≥gica R√īmulo Telles

Todos os sábados, das 7h às 12h30.

Regi√£o Centro: Rua R√īmulo Telles Pessoa.

Feira Ecológica Park Lindóia

Todos os sábados, das 7h à 12h.

Regi√£o Noroeste: Rua Eduardo Maurel Muller

Indai√° Dillenburg