Prefeito confere demandas e serviços realizados na Região Noroeste

01/07/2023 21:22
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Melo destacou a importância de ouvir a comunidade e pensar em como buscar recursos para melhorar a vida da cidade

A tarde deste sábado, 1º, foi de Vistoria Mais Comunidade na Região Noroeste. O prefeito Sebastião Melo, secretários, técnicos, lideranças, vereadores e conselheiros do Orçamento Participativo (OP) percorreram alguns locais da região, verificando demandas que foram apresentadas durante as assembleias do ano passado e também conferindo entregas e serviços já realizados.

“Fizemos uma vistoria muito produtiva, em que vimos entregas concretas à população. Foi um momento importante para ouvir a comunidade, tomar decisões e pensar em como buscar recursos para melhorar a vida da cidade e principalmente destas pessoas” – Prefeito Sebastião Melo.

Na Vila Ipiranga, o grupo esteve no antigo prédio da Escola Estadual João Batista de Lacerda, que está sendo reformado e vai abrigar a Escola Municipal de Ensino Fundamental João Carlos D’avila Paixão Côrtes (Emef Laçador). É uma nova escola de ensino integral que ocupará um amplo terreno de 4.772,40 metros quadrados de área, com 1317 metros quadrados de construção. Conforme a Secretaria Municipal de Educação (Smed), o prédio de três andares contará com acessibilidade, 12 salas de aula, laboratório de ciências, sala de tecnologia e biblioteca e terá capacidade de atender mais de 305 alunos do jardim A e B e do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Perto dali, outra entrega vistoriada foi a revitalização da Praça Wolfgang Klaus Sopher. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) renovou os brinquedos, o passeio, os bancos e as quadras de esportes com telamento e goleiras novas. Já são mais de 300 espaços recuperados desde 2021. “Nosso objetivo é não só alcançar, mas ultrapassar a meta proposta de mais 150 praças recuperadas este ano”, afirmou o titular da Smsurb, Marcos Felipi.

A Praça Antônio Amabile, que fica no Passo D’Areia, é uma das que passará por revitalização. Com recursos de emenda parlamentar do vereador Ramiro Rosário, presente na vistoria, a praça receberá telamento e novos equipamentos. Os moradores também querem instalar uma horta comunitária no local. O secretário municipal de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, também responsável pela atividade rural da cidade, elogiou a iniciativa e se colocou à disposição para contribuir com o projeto. “Temos todo o interesse de orientar tecnicamente, do planejamento à construção, para que se faça aqui uma horta já no sistema agroflorestal, o que existe de mais sustentável hoje, promovendo um equilíbrio da natureza, restaurando o solo com a correta retenção de água e gerando tudo o que se precisa para a manutenção da horta”, ressaltou.

Outras demandas vistoriadas na região também tiveram soluções encaminhadas. No bairro São João, na rua Pereira Franco, a comunidade recebeu uma boa notícia. O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) vai concluir as obras de drenagem, e a Smsurb vai realizar a conservação permanente (capeamento asfáltico), melhorando o acesso dos moradores às 23 casas que ficam no local. No mesmo bairro, o problema de alagamentos relatado pela comunidade da rua Cel. Feijó também será solucionado. O Dmae informou que uma intervenção já está programada para melhorar a drenagem da região.

O grupo passou pelo Centro Comunitário Primeiro de Maio (Ceprima), onde uma nova academia para uso da comunidade foi instalada com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Bibo Nunes. No local, o prefeito informou que buscará recursos para reformar a tela do campo, que foi derrubada durante a passagem do ciclone. Melo determinou ainda que a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) faça a mediação para definir os termos de uso do campo por adotantes do espaço e o Clube São José.

Já no Centro de Saúde do IAPI, lideranças saudaram o atendimento estendido até as 22h, mas pediram mais linhas de ônibus e mais iluminação no entorno do local. A empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a Smsurb vão avaliar as demandas e encaminhar as soluções.

Monitoramento - As demandas tratadas estão sendo monitoradas - do encaminhamento até a sua resolução - pela Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov), responsável pela articulação com o OP e pela gestão das subprefeituras. Após a rodada do OP 2022, foram realizadas vistorias nas regiões Ilhas, Cristal, Norte, Nordeste, Glória, Partenon, Sul, Leste, Humaitá-Navegantes, Lomba do Pinheiro, Centro-Sul e Centro. Ocorreram ainda reuniões sobre as demandas apresentadas pelas regiões Cruzeiro, Extremo-Sul e Restinga.

Também participaram da vistoria os secretários municipais da Saúde, Fernando Ritter, de Obras, André Flores, e de Esporte, Lazer e Juventude, Débora Garcia, o vereador Cassiá Carpes, o assistente do Poder Público Municipal da CEEE Equatorial e representantes da construtora Cyrela.

  

 

Adriana Corrêa

Andrea Brasil