Prefeitura sedia seminário para Fórum Social Mundial das Pessoas com Deficiência e Doenças Raras
O 4º seminário de articulação para o Fórum Social Mundial das Pessoas com Deficiência e Doenças Raras ocorreu na tarde de quinta-feira, 18, de forma híbrida, no auditório da prefeitura. O evento contou com apoio da administração municipal e foi organizado pelo presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Comdepa), presidente do Fórum Municipal dos Conselhos da Cidade de Porto Alegre e membro da Comissão Organizadora do Fórum Social Mundial (FSM) 2022, Nelson Khalil.
O secretário-adjunto municipal de Governança Local e Coordenação Política, Luciano Marcantônio, destacou a importância dos seminários preparatórios para o sucesso do evento. “Desde 2012 é garantida a realização na última semana de janeiro e a mobilização da sociedade civil é fundamental”, disse ele.
A abertura contou com as presenças do secretário-adjunto de Desenvolvimento Social, Paulo Brum, da presidente da Associação Nacional de Gerontologia, Zhélide Quevedo, e do representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS), Jarbas Iran Brito. No final da solenidade de abertura, o coletivo Divas da Alegria, grupo de convivência que trabalha a autoestima da mulher madura, fez uma apresentação.
Painelistas - Entre os painelistas, o secretário nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Claudio Panoeiro. De forma on-line, ele destacou a importância das políticas públicas para pessoas com deficiência e o esforço para enfrentar o déficit na proteção e garantia desses direitos. “O trabalho conjunto dos órgãos públicos da união, estados e municípios com a sociedade civil é fundamental”, afirmou.
O senador Lasier Martins participou de forma presencial e falou sobre o Fundo Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência e o compromisso com a atualização da informação sobre os deficientes no Brasil. “Vamos buscar que os números sobre os deficientes sejam atualizados, pois até mesmo o censo foi cancelado. Sem isso, as políticas públicas ficam limitadas e defasadas”, ressaltou.
A conselheira nacional de saúde, Vitória Bernardes, abordou o panorama da pessoa com deficiência pós-pandemia. Ela destacou que a deficiência está conectada com a desigualdade e que segue na busca da emancipação econômica, social política das pessoas com deficiência, sobretudo das mulheres.
Também foram painelistas, o jornalista, escritor e ativista pelos direitos das pessoas com deficiência, Paulo Fabião, e a presidente da Associação Gaúcha de Distrofia Muscular (Agadim) e assistente Social do Projeto Rumo Norte, Fernanda Vicari.
Fóruns - O 7º Fórum Social Mundial da População Idosa, o 6º Fórum Social Mundial das Pessoas com Deficiência e o 4º Fórum Social Mundial da Criança e do Adolescente acontecerão de 24 a 28 de janeiro de 2022 e estão inseridos na programação oficial dos 250 anos de Porto Alegre. Os eventos são responsabilidade de um comitê organizador com a presença da sociedade civil, tendo a prefeitura como apoiadora, com representação de secretarias e órgãos, coordenados pela Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política.
Lissandra Mendonça