Publicado edital do projeto de recenseamento e sanidade animal
Está publicado na edição do Diário Oficial de Porto Alegre desta segunda-feira, 26, edital de chamamento público para seleção de Organização da Sociedade Civil que executará, em regime de mútua cooperação, projeto de recenseamento e sanidade animal nas regiões que tenham produções primárias no municÃpio.
Segundo o secretário de Governança Local e Coordenação PolÃtica, Cassio Trogildo, o levantamento de dados nas zonas de produção primária de Porto Alegre é fundamental para obter elementos consistentes visando à elaboração de um planejamento de desenvolvimento, considerando as diferenças entre as regiões e o perfil de cada propriedade. “Principalmente em relação à produção vegetal e animal e à s possibilidades de incremento nesses setores, com base nesse diagnóstico, será possÃvel realizar ações direcionadas à s necessidades e demandas locais, proporcionando resultados mais satisfatóriosâ€, afirma.
Dentre as ações possÃveis, também está o trabalho de sanidade animal, que deve abranger o manejo sanitário do rebanho e dispor de importantes recursos como testagem, vermifugação dos animais e educação sanitária. Associado a isso, a vacinação dos animais é uma importante ferramenta para prevenir a ocorrência e a disseminação de doenças, minimizando os prejuÃzos econômicos. Ao manter os animais saudáveis, há impacto direto na saúde pública, principalmente no que diz respeito à s zoonoses (doenças que podem ser transmitidas entre animais e pessoas).
Acesse aqui o documento completo do Edital de Chamamento Público nº 023/2022
Â
Gilmar Martins