Realizada reunião de alinhamento do Fórum Social Mundial

11/03/2022 16:35

  

Divulgação / PMPA
GOVERNANÇA LOCAL E COORDENAÇÃO POLÍTICA
Eventos serão realizados de 21 a 25 de março dentro da programação dos 250 anos da Capital

A Comissão Organizadora do 7º Fórum Social Mundial da Pessoa Idosa (FSM PI), 6º Fórum Social Mundial das Pessoas com Deficiência e Doenças Raras e 4º Fórum Social Mundial das Criança e do Adolescente realizou na tarde de quinta-feira, 10, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, reunião híbrida de alinhamento dos eventos que acontecerão de 21 a 25 de março dentro da programação dos 250 anos de Porto Alegre.  

O secretário adjunto de Governança Local e Coordenação Política, Luciano Marcantônio, destacou a importância de uma expressiva participação nos eventos organizados pela sociedade civil tendo a prefeitura como apoiadora.

Outras representantes de entidades participaram da reunião da Comissão Organizadora, como a gerontóloga Suzete Carbonell, que atua desde 2018 na Comissão Científica do Fórum Social Mundial da Pessoa Idosa; a coordenadora do eixo cultural, Izabel Laryan; a representante do vereador Alvoni Medina, que é presidente da Comissão Parlamentar do Idoso, Pessoas com Deficiência e Doenças Raras, Samanta Mota; o presidente do Fórum dos Conselhos Municipais e do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência (Comdepa), Nelson Khalil; o presidente do Instituto Amigos do Fórum Social Mundial de Porto Alegre, Lélio Falcão; o conselheiro do Orçamento Participativo, Roberto Jakubazsko, entre outros.

Organização - Desde 2012, a Lei Municipal 11.380 garante a realização do Fórum Social Mundial da População Idosa por um comitê organizador. O grupo conta com a presença da sociedade civil, com apoio da prefeitura, e representação de secretarias e órgãos, coordenados pela Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política.

A abertura dos fóruns será em 21 de março de 2022, às 14h, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul com apresentação da Banda Democratas de Pelotas, Grupo Divas da Alegria e Grupo Danças ANG. Às 15h haverá a cerimônia inter-religiosa e às 16h, abertura oficial com autoridades. Às 17h, pronunciamento de Enrique Veja, da Organização Mundial da Saúde. A partir das 18h30, baile no Clube Sargento Expedicionário, Geraldo Santana, com apresentação da Orquestra de Lajeado.

Indaiá Dillenburg

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes