Realizadas as últimas reuniões da rodada dos Comitês Gestores de Território

27/09/2021 18:38
Indaiá Dillenburg/SMGOV PMPA
GOVERNANÇA LOCAL E COORDENAÇÃO POLÍTICA
Todas as demandas foram respondidas, muitas já executadas e outras encaminhadas pelas secretarias

Na tarde desta segunda-feira, 27, foram realizadas as últimas reuniões da  primeira rodada dos Comitês Gestores de Território (CGT), no auditório da prefeitura. Às 14h, aconteceu a reunião relacionada às regiões Humaitá/Navegantes e Noroeste. Já às 16h foi a vez das regiões Centro e Ilhas.

As regiões Humaitá/Navegantes e Noroeste apresentaram 26 demandas de serviços, e as regiões Centro e Ilhas, 166. Os principais temas abordados nas duas reuniões foram habitação, limpeza urbana, água e esgotos cloacal e pluvial, serviços urbanos, educação, saúde, mobilidade urbana, segurança, esporte, lazer e juventude, assistência social, meio ambiente e cultura.

O secretário adjunto de Governança Local e Coordenação Política, Luciano Marcantônio fez a abertura dos dois encontros e pontuou a importância do diálogo entre as comunidades e os integrantes das secretarias responsáveis pelos serviços, reforçando que a relação com as subprefeituras é fundamental. “São os gestores que fazem a interface do governo com a comunidade, que não deve jamais ficar sem respostas”, disse..

Indaiá Dillenburg/SMGOV PMPA
GOVERNANÇA LOCAL E COORDENAÇÃO POLÍTICA
Encontros reforçam diálogo entre as comunidades e os integrantes das secretarias responsáveis pelos serviços

Os Comitês Gestores de Território são para alinhamento dos membros do governo que fazem a gestão e execução dos serviços à população de Porto Alegre, na busca de resoluções das demandas apresentadas nos Fóruns Regionais de Serviços, realizados nas 17 regiões do Orçamento Participativo (OP). Todas as demandas foram respondidas, muitas já realizadas e outras encaminhadas pelos responsáveis das secretarias demandadas.

Participaram dos CGTs das regiões Humaitá/Navegantes, Noroeste, Centro e Ilhas, a coordenadora da Diversidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Camila Rodrigues; o coordenador Institucional da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Renato Jaguarão; os representantes da Secretaria Municipal de Segurança, João Remião; da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Luciane Xavier; do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), Ademir Maria; do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Rogério Machado; representantes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e da Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC); e os conselheiros do OP da Região Humaitá/Navegantes, Paulo Renato Estevas da Rosa e Ronaldo Munhos Ezequiel; da Região Noroeste, Vendelino Gnewuch e Maria de Lourdes Ribeiro Lorenzinni; da Região Centro. Julio Quadris e Marcio Fumaco; e da Região Ilhas, Índio Osmar Alves Nunes

Estiverem presentes pela SMGOV, pasta que coordena as reuniões do CGT, o diretor de Participação Cidadã, Lucas Vasconcellos; o secretário Executivo do COP, Elton Fraga, os gestores das subprefeituras e chefes de democracia das regiões abordadas, Tiago Córdova, Elsa Maria de Andrade, Marcio dos Santos Barretos, Ana Alice Lopes Boanova, Bernardo Elias, Patrícia Coelho Sakcedo e Northon Prado da Silva.

 

Indaiá Dillenburg

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes