Rede de Cidades: Secretário de Governança é o novo diretor da resiliência em Porto Alegre
Em reunião virtual realizada na tarde desta quinta-feira, 6, o secretário de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo foi apresentado como novo diretor de Resiliência de Porto Alegre (CRO - Chief Resilience Officer). Trogildo foi anunciado pelo prefeito Sebastião Melo em ofício enviado à diretora executiva da Rede de Cidades Resilientes, Lauren N. Sorkin, destacando que o secretário é o responsável pela governança institucional da prefeitura. Melo listou as atribuições da Secretaria de Governança: planejar, coordenar, articular e controlar as políticas de governança, interna e externa, e apoiar o prefeito no relacionamento institucional. “É um representante decisivo neste governo para a manutenção e ampliação da estratégia de resiliência de Porto Alegre”, disse o prefeito.
A reunião da Rede de Cidades Resilientes também contou com a participação dos integrantes da coordenação de resiliência de Porto Alegre, Vitor Masschmann e Luciana Peters, que apresentaram os projetos em andamento na capital gaúcha. Também foram apresentadas as novas equipes das cidades de Cali (Colômbia), Rio de Janeiro e Salvador (BA).
Resiliência urbana - É a capacidade de indivíduos, comunidades, instituições, empresas e sistemas dentro de uma cidade de sobreviver, se adaptar e crescer, independentemente dos tipos de estresse crônico e choques agudos que experimentem.
Porto Alegre foi selecionada em 2013 para participar do Desafio 100 Cidades Resilientes. Na ocasião, o CRO foi o ex-secretário de Governança Local, Cezar Busatto, falecido em 2018.
Lei da Resiliência – Foi sancionada em novembro de 2019, instituindo o Plano de Resiliência em Porto Alegre. De autoria do então vereador Cassio Trogildo, o projeto começou a tramitar em 2015 na Câmara Municipal, dois anos depois da Capital ser selecionada no Projeto 100 Cidades Resilientes, da Fundação Rockefeller. A lei recebeu o nome de Cezar Busatto.
Gilmar Martins