Região Centro recebe Vistoria Mais Comunidade para conferir demandas do OP

28/04/2023 16:38
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Prefeito Sebastião Melo e secretários verificaram o andamento das obras do Viaduto Otávio Rocha

Durante a manhã desta sexta-feira, 28, o prefeito Sebastião Melo, secretários, gestores, técnicos, lideranças e conselheiros do Orçamento Participativo (OP) percorreram alguns locais da Região Centro para conferir demandas que foram apresentadas durante as assembleias do ano passado. A comitiva vistoriou a obra do Viaduto Otávio Rocha, que aguardava por uma reforma há mais de 30 anos. (fotos)

“É uma obra de arte fantástica que embeleza o nosso Centro. O trabalho segue em ritmo acelerado, e nosso desafio será definir o que faremos com o viaduto após a sua recuperação. Vamos criar um grupo de trabalho para ouvir sugestões de áreas como gastronomia, turismo e arquitetura para tornar este espaço ainda mais atrativo para moradores e turistas frequentarem†– Sebastião Melo.

O espaço apresentava problemas de infraestrutura, rachaduras nas paredes, fissuras, infiltrações e rede elétrica. Estão sendo realizados serviços de restauração, recuperação, correção e conservação da estrutura. Além da reforma de todos os elementos construtivos e decorativos, também estão previstas soluções para as instalações elétricas, telefônicas, lógica, sistemas de segurança e iluminação pública. Serão efetuadas, ainda, adequações na rede hidrossanitária, no sistema de drenagem e um processo de impermeabilização. O projeto de revitalização está orçado em R$ 13,7 milhões.

Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Demandas da escola Pica-Pau Amarelo serão tratadas pelas secretarias de Educação e de Obras

Outra reivindicação antiga da região é a regularização da área intitulada como Quilombo Mocambo, na avenida Loureiro da Silva. O prefeito determinou que a pauta seja liderada pela Secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos (SMPAE) e tratada de forma integrada entre todos os órgãos envolvidos para se desenvolver um projeto que garanta a ocupação da área pelas famílias que já fazem um trabalho cultural e social naquele local.

Na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei Pica-Pau Amarelo, as demandas de construção de uma escada e a ampliação do prédio serão tratadas pelas secretarias de Educação (Smed) e de Obras (Smoi).

A vistoria também passou pela Rua dos Andradas e pelas praças da Alfândega, Brigadeiro Sampaio e Júlio Mesquita. Tiveram encaminhamentos os serviços de conservação, manutenção, soluções de trânsito e fiscalização de ambulantes, além de questões sobre autorizações de eventos nos locais.

Monitoramento - As demandas tratadas estão sendo monitoradas - do encaminhamento até a sua resolução - pela Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV), responsável pela articulação com o OP e pela gestão das subprefeituras. Após a rodada do OP 2022, foram realizadas vistorias nas regiões Ilhas, Cristal, Norte, Nordeste, Glória, Partenon, Sul, Leste, Humaitá-Navegantes, Lomba do Pinheiro e Centro-Sul. Ocorreram ainda reuniões sobre as demandas apresentadas pelas regiões Cruzeiro, Extremo-Sul e Restinga.

 

Adriana Corrêa

Gilmar Martins