Região Leste recebe Vistoria Mais Comunidade

15/02/2023 16:25
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Prefeito Melo e secretários conversaram com os moradores nesta quarta

O prefeito Sebastião Melo, secretários e representantes de diversos órgãos da prefeitura e da sociedade civil participaram, nesta quarta-feira, 15, da Vistoria Mais Comunidade, na Região Leste, para conferir as demandas que foram apresentadas na assembleia do Orçamento Participativo (OP) em 2022. O grupo percorreu os bairros Morro Santana, Bom Jesus e Jardim Carvalho, junto com moradores, lideranças e conselheiros. 

“Vamos continuar ouvindo as pessoas e resolvendo problemas. Não há dinheiro para tudo. Temos de eleger prioridades e encontrar as soluções juntos. A dor de quem mais precisa tem de ser também a nossa dor. O Orçamento Participativo e suas vistorias vão seguir” – Prefeito Sebastião Melo.

Na assembleia realizada em dezembro do ano passado, a Região Leste priorizou para 2023 investimentos em esporte e lazer, cultura, trabalho e renda e juventude. No entanto, a comunidade apresentou demandas sobre áreas de risco, viabilidade de conservação permanente, abastecimento de água, alagamentos, demora no atendimento e falta de medicamentos no posto de saúde, regularização e revitalização de praça.

A região é composta por muitas áreas de risco. A secretária-adjunta de Habitação e Regularização Fundiária, Simone Somensi, destacou que são necessários estudos técnicos e ações integradas para solucionar os problemas. “Visitamos locais em situação de alta vulnerabilidade, de moradias impróprias e que exigem uma atuação diferenciada do município”,  afirma.

O prefeito realizou uma reunião entre a comunidade, Secretaria Municipal da Saúde e a direção do Pronto Atendimento Bom Jesus para averiguar as situações relatadas pelos moradores. A diretora de Atenção Primária, Caroline Schirmer, ressaltou a importância do diálogo para entender as necessidades da população. "Recebemos as demandas da comunidade e reorganizamos a distribuição de medicamentos para facilitar o acesso da população", destaca. 

Encaminhamentos - Todas as demais pautas tiverem encaminhamentos. Entre os desdobramentos, o prefeito solicitou ao presidente da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul, desembargador Cláudio Martinewski, para que faça a mediação de um conflito entre a comunidade sobre a manutenção de um campo de futebol na rua São Domingos, no bairro Bom Jesus.   

Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Demandas do OP são acompanhadas pelas prefeitura

Monitoramento  - As demandas tratadas estão sendo monitoradas, do encaminhamento até a sua resolução. A Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov), responsável pela articulação com o OP e pela gestão das subprefeituras, é quem faz esse acompanhamento. Após a rodada do OP 2022, foram realizadas vistorias nas regiões Ilhas, Cristal, Norte, Nordeste, Glória, Partenon e Sul. Ocorreram ainda reuniões sobre as demandas apresentadas pelas regiões Cruzeiro, Extremo-Sul e Restinga.

Também acompanharam a ação, os vereadores Giovane Byl, Moisés Barboza e Cláudia Araújo e representantes da CEEE Equatorial.

 

Adriana Corrêa

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes