Regi√£o Leste recebe Vistoria Mais Comunidade

15/02/2023 16:25
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Prefeito Melo e secret√°rios conversaram com os moradores nesta quarta

O prefeito Sebastião Melo, secretários e representantes de diversos órgãos da prefeitura e da sociedade civil participaram, nesta quarta-feira, 15, da Vistoria Mais Comunidade, na Região Leste, para conferir as demandas que foram apresentadas na assembleia do Orçamento Participativo (OP) em 2022. O grupo percorreu os bairros Morro Santana, Bom Jesus e Jardim Carvalho, junto com moradores, lideranças e conselheiros.

‚ÄúVamos continuar ouvindo as pessoas e resolvendo problemas. N√£o h√° dinheiro para tudo. Temos de eleger prioridades e encontrar as solu√ß√Ķes juntos. A dor de quem mais precisa tem de ser tamb√©m a nossa dor. O Or√ßamento Participativo e suas vistorias v√£o seguir‚ÄĚ ‚Äď Prefeito Sebasti√£o Melo.

Na assembleia realizada em dezembro do ano passado, a Regi√£o Leste priorizou para 2023 investimentos em esporte e lazer, cultura, trabalho e renda e juventude. No entanto,¬†a comunidade apresentou¬†demandas sobre √°reas de risco, viabilidade de conserva√ß√£o permanente, abastecimento de √°gua, alagamentos, demora no atendimento e falta de medicamentos no posto de sa√ļde, regulariza√ß√£o e revitaliza√ß√£o de pra√ßa.

A regi√£o √© composta por muitas √°reas de risco. A secret√°ria-adjunta de Habita√ß√£o e Regulariza√ß√£o Fundi√°ria, Simone Somensi, destacou que s√£o necess√°rios estudos t√©cnicos e a√ß√Ķes integradas para solucionar os problemas. ‚ÄúVisitamos locais em situa√ß√£o de alta vulnerabilidade, de moradias impr√≥prias e que exigem uma atua√ß√£o diferenciada do munic√≠pio‚ÄĚ, ¬†afirma.

O prefeito realizou uma reuni√£o entre a comunidade, Secretaria Municipal da Sa√ļde e a dire√ß√£o do Pronto Atendimento Bom Jesus¬†para averiguar as situa√ß√Ķes relatadas pelos moradores. A diretora de Aten√ß√£o Prim√°ria, Caroline Schirmer, ressaltou a import√Ęncia do di√°logo para entender as necessidades da popula√ß√£o. "Recebemos as demandas da comunidade e reorganizamos a distribui√ß√£o de medicamentos para facilitar o acesso da popula√ß√£o", destaca.¬†

Encaminhamentos - Todas as demais pautas tiverem encaminhamentos. Entre os desdobramentos, o prefeito solicitou ao presidente da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul, desembargador Cláudio Martinewski, para que faça a mediação de um conflito entre a comunidade sobre a manutenção de um campo de futebol na rua São Domingos, no bairro Bom Jesus.

Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Demandas do OP s√£o acompanhadas pelas prefeitura

Monitoramento¬† - As demandas tratadas est√£o sendo monitoradas, do encaminhamento at√© a sua resolu√ß√£o. A Secretaria Municipal de Governan√ßa Local e Coordena√ß√£o Pol√≠tica (Smgov), respons√°vel pela articula√ß√£o com o OP e pela gest√£o das subprefeituras, √© quem faz esse acompanhamento. Ap√≥s a rodada do OP 2022, foram realizadas vistorias nas regi√Ķes Ilhas, Cristal, Norte, Nordeste, Gl√≥ria, Partenon e Sul. Ocorreram ainda reuni√Ķes sobre as demandas apresentadas pelas regi√Ķes Cruzeiro, Extremo-Sul e Restinga.

Tamb√©m acompanharam a a√ß√£o, os vereadores Giovane Byl, Mois√©s Barboza e Cl√°udia Ara√ļjo e representantes da CEEE Equatorial.

Adriana Corrêa

Lissandra Mendonça