Região Nordeste registra maior participação em assembleias do OP deste ano
A plenária da Região Nordeste da rodada de assembleias do Orçamento Participativo (OP) 2023, realizada neste sábado 29, registrou 756 inscritos, configurando a maior participação entre as nove assembleias ocorridas neste ano. A região é composta pelo bairro Mario Quintana. O evento, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Deputado Victor Issler, contou com a presença do prefeito em exercício Ricardo Gomes e da primeira-dama, Valéria Leopoldino.
“Foi mais um ótimo encontro para escutarmos as demandas, apresentarmos entregas e decidirmos juntos o que a cidade deve priorizar. O diálogo é a chave para termos uma boa troca com as comunidades”, destacou Ricardo Gomes. O prefeito Sebastião Melo, que está no Rio de Janeiro como palestrante da ExpoFavela Innovation, participou da assembleia do OP remotamente.
Os dez inscritos para manifestações focaram em questões relacionadas à regularização fundiária, saneamento básico, educação, saúde. Houve também manifestações de agradecimento ao gestor da subprefeitura, Fabiano Souza, e à chefe de Democracia, Aline Muller da Silveira.
“A regularização fundiária é uma das bases do nosso trabalho. Comandado pela secretária-adjunta, Simone Somensi, segue estritamente a Lei 13.465, a lei da Reurb”, disse o secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado.
O secretário municipal de Educação, José Paulo da Rosa, destacou entregas na região. “Vamos trabalhar muito para criar mais vagas de Educação Infantil às crianças do bairro Mário Quintana. Com a cooperação técnica da Unesco, entregaremos a Emei Raul Cauduro, que era uma obra inacabada há muitos anos. Também estamos encaminhando a construção da Escola Felipe, no Recanto do Sabiá, em parceria com os Institutos Calábria e Mari Johannpeter. Teremos um olhar especial para essas duas importantes entregas.”
Os participantes elegeram assistência social como prioridade de investimentos para 2024, seguida de saneamento básico (água e esgoto cloacal), habitação, e saneamento básico (águas pluviais).
Conselho do OP – A região apresentou uma única chapa para representação no Conselho do OP (COP). Foram eleitos Fernanda Abreu e Jair Gouveia dos Santos, para a titularidade. Como suplentes, foram eleitos Maria Aparecida de Medeiros e Silvio Prestes dos Santos.
Plano Diretor nas Assembleias Regionais do OP – Desde o dia 26, com a primeira assembleia regional, até o dia 17 de agosto, a exposição Leitura da Cidade apresenta o resultado da coleta das contribuições da população nas diversas atividades do Plano Diretor com o cruzamento de dados técnicos analisados pela consultoria contratada pela prefeitura. O Plano Diretor, assim como o OP, precisa da participação da população para definição do projeto de desenvolvimento para a cidade. São diretrizes de planejamento urbano para os próximos 10, 20 anos.
A plenária foi transmitida ao vivo pelo canal da prefeitura no YouTube.
Na segunda-feira, 31, será realizada a assembleia da Região Noroeste, CTG Maragatos - R. Ouro Preto, 408 A - bairro Jardim Floresta, a partir das 19h.
Acesse aqui o calendário das Assembleias do OP.
Leia também:
Assembleia da Região Sul do Orçamento Participativo registra 616 credenciamentos
Assembleias regionais do OP começam pela Região Centro
Realizada a última das seis assembleias temáticas do Orçamento Participativo
OP 2023: Temática Cultura e Juventude registra 356 inscritos
Temática saúde e assistência social tem disputa de chapas para conselho do OP
Participantes da temática Circulação, Transporte e Mobilidade Urbana elegem prioridades
Desenvolvimento, tributação, turismo e trabalho são temas de assembleia do OP
Assembleias do OP começam com a temática de Educação, Esporte e Lazer
Andrea Brasil