Região Norte recebe Caravana dos Direitos a partir desta terça-feira
A partir desta terça, 24, até a sexta-feira, 27, no Posto Avançado de Atendimento da Região Norte, a população contará com os serviços da Caravana dos Direitos, uma iniciativa da Defensoria Pública da União (DPU), que disponibiliza assistência jurídica e informações sobre benefícios relacionados à enchente. A ação ocorrerá das 9h às 17h no posto instalado na sede da Associação de Moradores Vila Elizabeth e Parque (Amvep), que fica na avenida 21 de Abril, 792, no bairro Sarandi.
Os atendimentos da DPU e parceiros abrangem orientações sobre direitos no acesso a benefícios como Auxílio Reconstrução, Saque-Calamidade do FGTS, Seguro Habitacional pela Caixa Econômica Federal (CEF), Bolsa Família e Auxílio Gás. Também orienta sobre benefícios previdenciários, acesso a aplicativos como Cadúnico e Gov.Br e emissão de segunda-via de certidões de nascimento, casamento ou óbito.
Para receber atendimento, os interessados podem apresentar algum documento de identificação (RG, CNH, carteira de trabalho ou certidão de nascimento), CPF, comprovante de residência e qualquer documentação pertinente ao caso.
Os demais serviços da prefeitura relacionados à enchente seguem ocorrendo normalmente no local. Das 9h às 17h30, os cidadãos contam com atendimento para Registro Unificado (correções), Cadastro Único, solicitações referentes ao IPTU, orientações sobre habitação, vagas de emprego, encaminhamento de serviços urbanos, sobre contas e serviços de água e esgotos, além de outras demandas.
A Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV) é responsável pela coordenação dos postos avançados de atendimento, por meio das subprefeituras das regiões. Também atendem no local as secretarias municipais de Desenvolvimento Social (SMDS), Fazenda (SMF), Serviços Urbanos (SMSUrb), a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e o Sine Municipal.
Andrea Brasil