Reuniões dos Comitês Gestores de Território encaminham demandas da população

13/09/2021 18:11
Indaiá Dillenburg/ SMGOV/PMPA
GOVERNANÇA LOCAL E COORDENAÇÃO POLÍTICA
Encontros contemplam todas as regiões do OP e prosseguem até o dia 27

 

Teve início na tarde de segunda-feira, 13, o calendário de reuniões dos Comitês Gestores de Território. Os encontros são para alinhamento dos membros do governo que fazem a gestão e execução dos serviços à população de Porto Alegre, na busca de resoluções das demandas apresentadas nos Fóruns Regionais de Serviços, realizados nas 17 regiões do Orçamento Participativo (OP). Para os Comitês, foram indicados servidores responsáveis pelo nível operacional de cada serviço territorial e convidados conselheiros das 17 regiões do OP.

Programado para contemplar as 17 regiões do OP, houve duas reuniões neste primeiro dia. A primeira, às 14h, com as regiões Restinga e Extremo-Sul; a segunda, às 16h, com as regiões Leste e Nordeste. Ambas foram realizadas no auditório da prefeitura (rua Siqueira Campos, 1300 - 14º andar – Centro Histórico).

Tanto os Comitês Gestores de Território como os Fóruns Regionais de Serviços foram retomados pelo governo. Instituídos por decreto municipal em 2013 e realizados até 2016, têm como idealizador o prefeito Sebastião Melo, que no período era o vice-prefeito de Porto Alegre.

De acordo com o secretário adjunto de Governança Local, Luciano Marcantônio, governo municipal e sociedade civil devem debater sobre as necessidades da cidade. “Esses encontros servem para reforçar a relação que tem de ser transparente por parte do município a fim de atender às demandas da sociedade”, disse, reforçando que a SMGOV atua como mediadora.

Confirmando as reivindicações da maioria dos Fóruns de Serviços, que solicitavam soluções para questões de conservação de vias, mobilidade urbana e saneamento, as respostas e encaminhamentos sobre esses temas foram dadas pela Secretaria de Serviços Urbanos, pela Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC) e Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). Nas regiões Leste e Nordeste, foram elencadas 17 demandas de serviços; nas regiões Restinga e Extremo-Sul, foram 41, com encaminhamentos providenciados.

Participaram dos Comitês Gestores das Regiões Restinga, Extremo-Sul, Leste e Nordeste os secretários adjuntos de Serviços Urbanos, Vitorino Bassegio; de Segurança, Gelson Guarda; e da Cultura, Clóvis André Silva, além de gestores das subprefeituras e conselheiros das quatro regiões.

Os Comitês Gestores de Território serão realizados durante o mês de setembro, no auditório da prefeitura, localizado na rua Siqueira Campos, 1300, 14° Andar. Veja as próximas reuniões:

Dia 22 - 14h - Regiões Eixo Baltazar e Norte;

Dia 22 - 16h - Regiões Lomba do Pinheiro e Partenon;

Dia 23 - 14h - Regiões Sul e Centro Sul;

Dia 23 - 16h - Regiões Cruzeiro, Glória e Cristal;

Dia 27 - 14h - Regiões Humaitá e Noroeste;

Dia 27 - 16h - Regiões Centro e Ilhas.

Indaiá Dillenburg

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes