Rodada do OP 2025 inicia com plenária temática lotada
A rodada de 2025 das 23 assembleias do Orçamento Participativo (OP) teve início nesta segunda-feira, 7, com casa cheia na Usina do Gasômetro. A primeira plenária reuniu 981 participantes cadastrados na Temática de Desenvolvimento Econômico, Tributação, Turismo e Trabalho (DETTT), que elegeram suas prioridades para o ciclo de investimentos de 2026 e votaram na chapa de conselheiros que representará a temática no próximo período. O prefeito Sebastião Melo e secretários municipais participaram da abertura, apresentando as principais entregas do governo e o atendimento às demandas da temática nos últimos anos.
“Temos um compromisso verdadeiro com a participação popular. A primeira assembleia temática do Orçamento Participativo 2025 reforça esse propósito. É quando nos aproximamos da comunidade, enfrentamos os problemas juntos e buscamos soluções de forma coletiva. Temos muito orgulho de trabalhar ao lado das conselheiras e conselheiros do OP, que ajudam a construir uma cidade mais justa e democrática” - Prefeito Sebastião Melo.
O OP é uma instância de organização da comunidade, com apoio da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Governança Cidadã e Desenvolvimento Rural (Smgov). O secretário Cassio Trogildo destacou o envolvimento da população. “A comunidade está de parabéns. Iniciamos a rodada com grande participação. Esperamos que os cidadãos sigam engajados nesse modelo consagrado de democracia direta, que completa 36 anos”, ressaltou.
Durante a plenária, a secretária da Fazenda, Ana Pellini, apresentou a composição do Orçamento Municipal de 2025. A secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos, Fernanda Barth, detalhou ações realizadas em sua área, e o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Humano, Juliano Passini, falou sobre as iniciativas voltadas ao mundo do trabalho. Pela Smgov, Cassio Trogildo apresentou um balanço dos serviços do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.
Após as apresentações, o microfone foi aberto para dez manifestações da comunidade previamente inscritas, além das falas das atuais conselheiras da DETTT, Fernanda Simões Pires e Marivane Anhanha Rogerio, que compuseram a mesa de trabalho.
Prioridades da plenária de investimento para 2026:
1º: Qualificação geral de profissionais para geração de trabalho e renda - SMIDH
2º: Feiras e eventos da área do turismo - SMDETE
3º: Feiras e eventos da área do desenvolvimento econômico - SMDET
4º: Sistema de inovação e empreendedorismo - GI
Resultado da eleição de conselheiros da temática:
Chapa 1: 556 votos (56,97%)
Conselheiros eleitos: 1° titular: Marivane Anhanha Rogerio; 2° titular: Neodir dos Santos da Costa.
Chapa 2: 420 votos (43,03%)
Elegeu dois conselheiros suplentes que serão definidos posteriormente.
Calendário - As assembleias temáticas e a da região Centro ocorrem na Usina do Gasômetro, de 7 a 16 de julho. Após este período, são realizadas as demais reuniões regionais, até 11 de agosto, completando-se o ciclo com as seis temáticas e 17 regiões do OP. Os encontros ocorrem, durante a semana, a partir das 19h, e, nos sábados, o início é às 15h. Confira aqui a programação completa. As assembleias também são transmitidas pelo YouTube. Acesse aqui o canal da Prefeitura.
Como participar - Todos os cidadãos podem participar do ciclo do Orçamento Participativo. Basta entrar em contato com a subprefeitura da sua respectiva região ou com a Coordenação das Subprefeituras na Smgov. Veja aqui os endereços.
Lissandra Mendonça