Secretário de Governança participa da reunião regional de diretores de resiliência na Cidade do México
O secretário municipal de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, viaja para a Cidade do México, onde participa de quarta-feira, 16, a sexta-feira, 18, da reunião regional de diretores de resiliência (Chief Resilience Officers) das cidades da América Latina e do Caribe. A agenda é uma convocação da Rede Mundial de Cidades Resilientes (R-Cities) e do governo da Cidade do México. Trogildo participa da rede como diretor de resiliência de Porto Alegre.
O evento é organizado pelo Escritório Regional para a América Latina de R-Cities, Secretaria de Gestão Integral de Riscos e Proteção Civil e Coordenação Geral de Assessores e Assuntos Internacionais do Governo da Cidade do México. O encontro tem como objetivos construir relacionamentos entre os escritórios de resiliência urbana das cidades da região e fortalecer seu compromisso com a rede global; oferecer sessões de treinamento e orientação para oficiais de resiliência das cidades membros do R-Cities; compartilhar as melhores práticas, discutir desafios comuns e traçar o curso de ação coletiva da rede R-Cities no futuro; refletir sobre as tendências atuais nas cidades e posicionar a América Latina na prática global de resiliência urbana; promover as atividades da rede com o apoio de seus aliados estratégicos, a implementação de seus programas e comunicações; lançar a iniciativa global “Mulheres em Resiliência”.
A reunião é um evento fechado (somente por convite) e contará com representantes das cidades membros R-Cities da região: Cidade do México, Ciudad Juárez, Monterrey, Área Metropolitana de Guadalajara (México); Cidade do Panamá (Panamá), prefeitos de Medellín e Cali (Colômbia); Distrito Metropolitano de Quito (Equador); prefeituras de Salvador, Porto Alegre e Rio de Janeiro (Brasil), Município de Montevidéu (Uruguai), Município de Santa Fé e Governo da Cidade Autônoma de Buenos Aires (Argentina), Região Metropolitana de Santiago (Chile).
Resiliência urbana - É a capacidade de indivíduos, comunidades, instituições, empresas e sistemas dentro de uma cidade de sobreviver, se adaptar e crescer, independente dos tipos de estresse crônico e choques agudos que experimentem.
Porto Alegre foi selecionada em 2013 para participar do Desafio 100 Cidades Resilientes. Na ocasião, o CRO foi o ex-secretário de Governança Local, Cezar Busatto, falecido em 2018.
Lei da Resiliência – Foi sancionada em novembro de 2019, instituindo o Plano de Resiliência em Porto Alegre. De autoria do então vereador Cassio Trogildo, o projeto começou a tramitar em 2015 na Câmara Municipal, dois anos depois da Capital ser selecionada no Projeto 100 Cidades Resilientes, da Fundação Rockefeller. A lei recebeu o nome de Cezar Busatto.
Andrea Brasil