Seminário aborda história de 35 anos do Orçamento Participativo

12/12/2024 11:07
Cesar Lopes / PMPA
 Governança Local e Coordenação Política
Encontro ocorreu quarta-feira na PUCRS

A história dos 35 anos do Orçamento Participativo (OP) foi debatida em seminário nesta quarta-feira, 11, no auditório do prédio 11 da PUCRS. O evento reuniu conselheiros, delegados, lideranças comunitárias e estudiosos sobre o tema.

O secretário adjunto de Governança Local e Coordenação Política, Douglas Gonçalves, destacou a importância de celebrar a história. “Todo o trabalho realizado pela comissão organizadora tem muito valor, pois contribui para a celebração da construção e manutenção de uma história que é exemplo para diversos locais do mundo”, disse.

O seminário foi conduzido pelos conselheiros da comissão organizadora: Marivane Anhanha Rogério, Adroaldo Venturini Barbosa e Neodir dos Santos Costa. Pelo Conselho do OP, participaram os delegados Felisberto Seabra Luisi e Maria Elaine Rodrigues Espindola.

O evento contou com a palestra do professor de História Júlio Pujol, que abordou o projeto CapacitaPOA. O servidor público Carlos Simões falou sobre a repercussão do OP de Porto Alegre na América Latina e as Ações de Reciprocidade de 2013 a 2024.

Desde a última segunda-feira, foram realizados os eventos de homenagens a personalidades e lideranças que marcaram os 35 anos da organização e de capacitação para conselheiros e delegados do OP. O encerramento das comemorações será com um almoço para os conselheiros no Mercado Público, no sábado, 14.

35 anos – O Orçamento Participativo é um instrumento conhecido mundialmente, que promove participação cidadã e transparência na gestão pública. O instrumento de democracia e participação cidadã possui atuação em toda a cidade, dividido em 17 regiões e seis temáticas. Durante dois meses, a programação de quatro dias de eventos foi montada pela comissão organizadora das comemorações pelos 35 anos e aprovada pelo Conselho do OP, com o apoio da Secretaria de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV).

 

 

Adriana Corrêa

Lissandra Mendonça