Seminário debate temas para o Fórum Social Mundial da População Idosa
O terceiro seminário de articulação do 7º Fórum Social Mundial da População Idosa – 2022 ocorreuna tarde desta quarta-feira, 6. Uma realização do Instituto Amigos do Fórum Social Mundial, com o apoio da Prefeitura de Porto Alegre, o evento aconteceu de forma híbrida (presencial e on-line) no auditório da prefeitura, e fez parte das programações municipal e estadual do Mês do Idoso. O prefeito em exercício Márcio Bins Ely participou da solenidade de abertura.
“O governo instituiu como uma de suas prioridades a política pública em favor do idoso quando fez o movimento que articulou a criação do fundo municipal. Temos visto aumentar a perspectiva de vida da população desta faixaetária, por isso a ampliação desse debate com um olhar para o futuro é fundamental”, destacou Márcio Bins Ely.
Participaram também da abertura do seminário os secretários de Administração e Patrimônio André Barbosa; o vereador Alvoni Medina, presidente da Frente Parlamentar do Idoso da Câmara Municipal de Porto Alegre; e Roberto Vinícius Silva Saraiva, representante da OAB.
Após a abertura, teve inicio o painel “Década do Envelhecimento Saudável”, com o representante da Organização Pan-Americana da Saúde , Bernardino Vitoy. Ele participou virtualmente, fazendo uma apresentação das ações voltadas à população idosa.
Na sequência, o secretário extraordinário dos 250 anos de Porto Alegre, Rogério Beidacki, lembrou que o Fórum faz parte da programação dos 250 anos da Capital, que está aberta para outros eventos relacionados à população idosa. “Olhar para essa fatia da população que representa um terço dos moradores da cidade é fundamental. Que as pessoas com 50, 60, 70 anos possam contribuir com os mais jovens na busca de um futuro com mais qualidade”, disse.
Os dois últimos painéis foram sobre o Eixo Idoso e Orçamento Participativo. O presidente do Instituto Amigos do Fórum Social Mundial Porto Alegre, Lélio Falcão, apresentou o convidado internacional do evento: Lucio Eduardo Diaz Dumenes, do Chile, coordenador da ONG Centro de Capacitação e Desenvolvimento, com atuação na América Latina e Caribe. Ele foi um dos organizadores do Seminário de Ypacaraí, evento prévio à 4ª Conferência Intergovernamental da América Latina e Caribe sobre envelhecimento - Madri + 15, ocorrida em junho de 2017, em que foi assinada a carta de intenção para que a 3ª Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento ocorresse na América Latina.
O último participante do seminário foi o Secretário de Políticas para o Idoso da Presidência da República Antonio Costa, que falou sobre as políticas do governo federal para a área. E no encerramento, o secretário-adjunto de Governança Local e Coordenação Política , Luciano Marcantônio, destacou a intensa pauta apresentada na tarde. “O 7º Fórum Social Mundial da População Idosa será o melhor que tivemos até agora e a tarde de hoje nos deu essa certeza com tantas pessoas qualificadas e interessadas em promover ações de qualidade à nossa população idosa”.
Janeiro de 2022 - O 7º Fórum Social Mundial da Pessoa Idosa acontecerá de 24 a 28 de janeiro de 2022 e está inserido na programação oficial dos 250 anos de Porto Alegre. Desde 2012, a Lei Municipal 11.380, garante a realização do FSM PI, por um comitê organizador com a presença da sociedade civil, tendo a prefeitura como apoiadora, com representação de secretarias e órgãos, coordenados pela Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política.
Gilmar Martins