Prefeitura registra aumento no total de ônibus com ar-condicionado operando

14/01/2023 08:12
Pedro Piegas / PMPA
Comunicação Social
Atualmente, 75% da frota que possui ar-condicionado está com o equipamento funcionando

A prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU) e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), segue intensificando a fiscalização nas garagens e terminais em relação ao funcionamento do ar-condicionado nos ônibus. Dos 690 veículos com o equipamento, cerca de 520 circulam com o sistema operando - cerca de 70 a mais do que o registrado na última semana, o que representa 75% da frota que possui o equipamento. Atualmente, Porto Alegre tem 1.337 ônibus e, deste total, 51,61% possui sistema de refrigeração.

“A orientação que demos para as empresas é de que, à medida em que as manutenções acontecerem, imediatamente os veículos passem a circular com o ar-condicionado ligado. Em uma semana tivemos um aumento considerável e seguimos monitorando para dar mais conforto ao usuário do transporte coletivo”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior. 

De acordo com a legislação, aqueles veículos que possuem refrigeração devem ligá-los a partir dos 24 graus. Em caso de não cumprimento da determinação, os usuários podem registrar reclamação via 118. O custo mensal do município para manter o ar-condicionado operando nos veículos é de R$ 826 mil. A partir de fevereiro, os veículos que não circularem com ar-condicionado ligado serão multados.

Aline Rimolo

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes