Começam as tratativas para os primeiros eventos esportivos na pista de skate da Orla

27/08/2021 17:00
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Testes devem ter início em setembro. Mais de 95% dos serviços da obra já foram concluídos

Representantes de entidades ligadas à prática do skate foram recebidos, nesta sexta-feira, 27, no Salão Nobre do Paço Municipal. A reunião deu início às tratativas para realização de eventos esportivos na pista de skate do trecho 3 da Orla do Guaíba. Além do cronograma de conclusão das obras, questões relacionadas aos protocolos sanitários exigidos pelo período da pandemia foram pautas centrais do encontro.

“Porto Alegre está se preparando para ser cenário de grandes eventos. Na medida em que avançamos na área da saúde, temos condições de flexibilizar, com cautela, fiscalização e, acima de tudo, cada um fazendo a sua parte”, destacou o vice-prefeito Ricardo Gomes, durante a reunião que ocorreu no mesmo dia em que a Capital atingiu a marca de mais de 1 milhão de primeiras doses aplicadas da vacina contra Covid-19.

A obra da pista de skate e o trecho 3 da revitalização da Orla do Guaíba estão praticamente concluídos. Mais de 95% dos serviços já foram executados. “Entramos na reta final da obra deste que será um dos espaços públicos mais importantes de Porto Alegre. Durante o mês de setembro, iremos realizar uma série de pequenos testes dos equipamentos do parque, entre eles, a pista de skate”, afirma o secretário de Obras e Infraestrutura, Pablo Mendes Ribeiro. O período de testes será encerrado com um evento de skate, que deve ocorrer em outubro.

Também participaram da reunião os secretários de Esporte, Lazer e Juventude, Antônio Carlos de Oliveira Pereira (Kiko); de Comunicação, Luiz Otávio Prates; o adjunto de Desenvolvimento Econômico, Vicente Perrone; e o diretor de parcerias comunitárias da Secretaria de Parcerias, Pedro Meneguzzi. Entre os representantes de entidades ligadas ao skate, estiveram presentes César Gordo, skatista profissional e fundador do grupo Matriz; Diogo Castelão, sócio da plataforma STU; Felipe Vital, sócio da G5; Guilherme Abe, idealizador da plataforma Sobreskate; Sylvio AZ, sócio da RRD; Regis Lanning e Jean Andrade, presidente e diretor financeiro da Federação Gaúcha de Skate; e os representantes da SpotSkateParks, empresa executora da pista de skate do trecho 3 da Orla, Frederico Cheuiche e Ricardo Menezes. 

Pista de Skate da Orla 3 - Com mais de 99% dos serviços executados, a pista de skate do trecho 3 da Orla do Guaíba será a maior da América Latina. A área total da pista abrange 6.268 metros quadrados. A construção recebeu 940,20 metros cúbicos de concreto e 19,50 toneladas de aço. O complexo de skate conta com cinco formatos: três verticais (bowl, flow park e snake run) e dois da modalidade street (plaza e flow). Na execução, foram investidos R$ 2,4 milhões.

 

Orlando Moraes

Gilmar Martins