Iniciada a revitalização da ponte entre Ipiranga e Cristiano Fischer

09/02/2021 18:17
Cesar Lopes/PMPA
OBRAS E INFRAESTRUTURA
Serviços nos locais adotados só são executados após aprovação do projeto pela Secretaria de Obras e Infraestrutura

A revitalização da ponte entre a avenida Ipiranga e a rua Cristiano Fischer começou nesta terça-feira, 9. A construção, que foi adotada pelo Grupo Imobi, passará por reformas e revitalização nas calçadas, meios-fios, corrimãos e bueiros, além da pintura de toda a sua estrutura. As intervenções devem ser concluídas ainda em fevereiro.

O termo de adoção, assinado pelo Grupo Imobi e a prefeitura, inclui outras oito pontes de cruzamento da Ipiranga, além da passarela da avenida Goethe com o Parcão. O documento prevê que, após concluídos os serviços da revitalização, o adotante ficará responsável pela manutenção da construção pelo período de quatro anos.

“Queremos promover a participação da sociedade nos cuidados com a nossa cidade. A adoção destes equipamentos, além de gerar melhorias, desonera os cofres públicos, permitindo que os recursos sejam investidos em outras áreas”, destaca o secretário municipal de Obras e Infraestrutura Pablo Mendes Ribeiro. “Iremos buscar novos adotantes para que, em curto prazo, possamos ampliar o número de pontes e viadutos adotados. Queremos uma Porto Alegre mais bonita e bem cuidada”, conclui.

Os serviços de revitalização das pontes adotadas só são executados após aprovação do projeto detalhado das intervenções, analisado por um comissão composta por servidores da Secretaria de Obras e Infraestrutura. “Há pouco, concluímos a revitalização da primeira construção adotada por nós, a ponte entre a Ipiranga e a Frei Germano. Da mesma forma, trabalharemos para entregar aos porto-alegrenses mais uma bela revitalização. Para nós é uma alegria ajudar a cuidar de Porto Alegre”, destaca o CEO do Grupo Imobi, Daniel Costa. 

Obras de artes especiais - As adoções de viadutos, pontes, trincheiras, passarelas e passagens de nível, como as realizadas pelo Grupo Imobi, foram possibilitadas pelo executivo através do Decreto 20.631 de 29 de junho de 2020, que regulamentou a Lei 11.602, de 8 de maio de 2014, que institui o Programa de Adoção de Viadutos do Município; e a Lei nº 12.583, de 9 de agosto de 2019, que autoriza a adoção de equipamentos públicos e de verdes complementares por pessoas físicas e jurídicas.

 

Orlando Moraes

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes